Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Programa Asfalto Novo faz recapeamento em vias nas regiões Norte, Sul, Leste e Oeste

Pela primeira vez, recape acontece com dinheiro do fundo de multas
1332023-Programa Asfalto Novo

ATUALIZADO EM 15/03/2018 ÀS 11H40*

O programa Asfalto Novo iniciou nas últimas semanas o recape em vias nas regiões Norte, Sul, Leste e Oeste. As ações priorizaram, neste primeiro momento, vias fora do centro expandido e estão em execução em ruas e avenidas das Prefeituras Regionais da Casa Verde, Pinheiros, Santo Amaro, Vila Maria, Campo Limpo, Capela do Socorro, Penha, São Miguel Paulista, Guaianases, Ermelino Matarazzo e São Mateus.

Pela primeira vez, o recape é feito com dinheiro do fundo de multas e estão previstas ações em todas as regiões da cidade. A Avenida Marechal Tito, na Zona Leste, foi a primeira a receber recapeamento nesta nova fase do programa. Os trabalhos começaram na segunda quinzena de novembro e prosseguem na via.

O recapeamento está sendo executado também em mais de 10 vias como Mateo Bei, Bento Guelfi e Doutor Assis Ribeiro, na Zona Leste, Jabaquara, João Dias e Atlântica, na Zona Sul, Engenheiro Caetano Álvares, Zona Norte, e na Rua dos Pinheiros, Zona Oeste. A Avenida Flamingo, no Itaim Paulista, já recebeu o novo asfalto.

Para os próximos dias, está previsto o recapeamento em outras 17 vias como as avenidas Aricanduva, Nordestina, e na Estrada de Poá, na Zona Leste, nas avenidas Interlagos e Ibirapuera, na Zona Sul, Clodomiro Amazonas, na Zona Oeste, e na Avenida Maria Amália Lopes de Azevedo, na Zona Norte.

O cronograma pode sofrer alterações de acordo com as condições climáticas, mas a programação também prevê o recapeamento das avenidas Antônio Carlos Benjamim Santos, na Capela do Socorro, e Manuel Pimentel, em Sapopemba, no início de 2018.

O programa vai investir R$ 350 milhões no recapeamento de vias em todas as 32 Prefeituras Regionais da capital paulista. Deste total, R$ 210 milhões são provenientes do Fundo de Multas, R$ 100 milhões do Tesouro Municipal e os outros R$ 40 milhões serão investidos pela SPTrans no recape de corredores de ônibus. Além disso, a Sabesp fará o recapeamento de 400 mil metros quadrados de vias. E os investimentos em asfalto prosseguem em 2018.

Qualidade do asfalto é superior

O programa Asfalto Novo traz como grande novidade a qualidade superior do asfalto e cuidados durante sua aplicação, o que garante maior durabilidade ao recapeamento. Ao contrário das ações anteriores, em que a recuperação do pavimento era padronizada e uniforme, uma avaliação do pavimento existente através de levantamentos e inspeções permite a aplicação do asfalto adequadamente à cada via.

O controle da qualidade já começa na visita às usinas que fornecerão a matéria-prima. Além dos ensaios tecnológicos e laudos fornecidos pelas próprias empresas, a Prefeitura também fará a verificação por meio de uma empresa independente. Mas a durabilidade do asfalto também depende da adequação das guias e sarjetas, que devem estar em boas condições. Para isso, as empresas responsáveis pelo recapeamento terão de fazer sua requalificação e conservação sempre que necessário.

Operação Tapa-Buraco

Ainda com o objetivo de melhorar a qualidade das vias da cidade, a Prefeitura investe mensalmente, desde agosto, R$ 10 milhões extras vindos também do dinheiro das multas para ações de tapa-buracos em todas as Prefeituras Regionais.

* O conteúdo foi atualizado na data porque havia um erro de informação que precisou ser corrigido