Quinta-feira, 10 de Janeiro de 2019

Programa Asfalto Novo chega à Avenida Imperatriz Leopoldina, na Zona Oeste

Horário: 00:00
Via terá um total de 25.700 m² pavimentados, entre a Rua Guaipá e a Avenida Queiroz Filho
1466907-

O prefeito Bruno Covas vistoriou nesta quinta-feira (10) as obras de recapeamento da Avenida Imperatriz Leopoldina, feitas por meio do Programa Asfalto Novo. A via terá um total de 25.700 m² pavimentados, entre a Rua Guaipá e a Avenida Queiroz Filho, contemplando uma extensão de 1,8 km.

As obras foram iniciadas em outubro de 2018, com valor investido de R$ 1.565.719,90. O término está previsto para 14 de janeiro.

Antes do programa, as intervenções de recape realizadas na capital contavam com soluções simples: frisagem com três centímetros de profundidade, seguida da aplicação da massa asfáltica. A ação era finalizada com a drenagem, que pode provocar defeitos como trincas generalizadas e afundamentos. O Asfalto Novo oferece qualidade superior do pavimento e cuidados durante a aplicação, que garantem maior durabilidade ao recapeamento. Ao contrário das ações anteriores, em que a recuperação era padronizada e uniforme, é sempre realizada uma avaliação do pavimento existente, que permite a aplicação do asfalto adequado a cada trecho.

Estudos possibilitaram, ainda, a utilização de materiais diferenciados dos aplicados em anos anteriores, como revestimentos (capa asfáltica) com mistura asfáltica tipo SMA com polímero e fibra. Essa mistura é amplamente utilizada na Europa, em países como a Alemanha, Suécia e Inglaterra, e apresenta vantagens como alta resistência à deformação permanente e à fadiga, além de maior vida útil e mais resistência a derrapagens.

Mais de 270 km de vias já foram recapeados na capital, em locais como as avenidas Engenheiro Caetano Álvares (Casa Verde), Julio Buono (Vila Maria/Vila Guilherme), Maria Amália Lopes de Azevedo (Jaçanã), e Braz Leme (Santana/Tucuruvi), na Zona Norte.

Na região Oeste, as intervenções foram concluídas em vias como as ruas Guaicurus (Lapa), Francisco Matarazzo (Lapa), Tabapuã (Pinheiros), Augusta (Pinheiros) e na Avenida Europa (Pinheiros). As avenidas Aclimação (Sé) e Lins de Vasconcelos (Sé) foram recapeadas na região central.

As avenidas João Dias (Santo Amaro), Jabaquara (Vila Mariana), Nazaré e do Estado (Ipiranga), Interlagos (Capela do Socorro) e Atlântica (Capela do Socorro), todas na Zona Sul, receberam as intervenções do programa Asfalto Novo.

Na Zona Leste, as ações já foram concluídas nas avenidas Marechal Tito (São Miguel Paulista), Nordestina (São Miguel Paulista), Flamingo (Itaim Paulista), Afonso de Sampaio e Souza (Itaquera), Mateo Bei (Itaquera), entre outras.