Quarta-feira, 8 de Abril de 2020 | Horário: 10:27

Programa Alô Mãe orienta gestantes sobre covid-19

Serviço de ligações para acompanhamento de futuras mães e puérperes alerta sobre as medidas preventivas contra o coronavírus

O Alô Mãe, programa da Prefeitura de São Paulo que presta atendimento por telefone para gestantes, puérperas e mães de crianças de até um ano de idade passou a oferecer orientação e esclarecer dúvidas desse público sobre o covid-19 (doença provocada pelo novo coronavírus).

O serviço conecta as mães e famílias a uma equipe de enfermeiros especializados em obstetrícia, que nesse momento criou um script especial para prevenção na pandemia, considerando cuidados essenciais para quem vai ter bebê ou já tem de lidar com eles em casa.

Em média, os 24 colaboradores recebem 700 ligações por dia, de segunda à sexta, das 8h às 20h, com os questionamentos e orientações de rotina, incluindo tudo sobre prevenção ao coronavírus.

"Eu não conhecia este serviço e é um alívio saber que posso contar com este apoio", disse Gabriela, que espera a chegada da Manuela para o fim deste mês.

As orientações sobre as medidas preventivas contra a covid-19 são embasadas pela área técnica de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Gestação e coronavírus
É essencial que gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente) compareçam às consultas, tanto para avaliação da sua saúde quanto a do bebê. No entanto, se a mulher apresentar sintomas de um resfriado comum, deve avisar à equipe de saúde e permanecer em casa até que os sintomas desapareçam. Caso o quadro evolua, deve procurar a UBS de referência.

Todas as mulheres grávidas devem seguir as seguintes orientações:

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou higienize com álcool gel à 70%;
  • Etiqueta da tosse (cobrir a boca com a parte interna do braço ao tossir ou espirar);
  • Manter os ambientes ventilados e arejados naturalmente (portas e/ou janelas abertas);
  • Higiene e desinfecção dos ambientes e utensílios de convivência;
  • Não compartilhar utensílios como copos, xícaras, garrafas de água;
  • Usar máscara, se estiver com gripe ou resfriado e caso tenha de sair de casa durante a quarentena;
  • Se apresentar sintomas respiratórios como tosse, dor de garganta ou dificuldade para respirar, procure o quanto antes o serviço de saúde mais próximo de casa;
  • Se alguém da família estiver com gripe ou resfriado, evite o contato. Esta pessoa deverá usar máscara cirúrgica e abusar do uso de álcool gel para não contaminar o ambiente e a família deverá permanecer em isolamento por sete dias. Manter distância entre as pessoas de 1,5 m;
  • Se alguém da família estiver com coronavírus, deverá ficar o mais isolado possível para que não contamine outras pessoas, até que desapareçam todos os sintomas e pelo tempo mínimo de 14 dias.

Sobre o Alô Mãe
O acompanhamento das gestantes e puérperes acontece por meio de uma central de teleatendimento, dirigido sobretudo para pacientes que apresentam fatores de risco e que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS).

Na inscrição, o programa identifica os casos que necessitam de monitoramento individualizado e define um plano de acompanhamento conforme a complexidade, com contatos semanais, mensais ou mais frequentes.

Além das chamadas proativos para acompanhamento dos casos, o programa tem o número 0800-200-0202 para o contato espontâneo das munícipes com esse canal de atendimento aberto para esclarecer dúvidas, receber avaliações e pedidos de apoio.

O Alô Mãe também está nessas plataformas: