Quinta-feira, 5 de Abril de 2018 | Horário: 14:50

Programa Adote uma Praça atinge marca de 1.100 espaços

Lançada em fevereiro de 2017, a ação desburocratiza processo de adoção de áreas verdes na cidade
932485-Entrega de Praça Revitalizada na Zona Sul

O programa “Adote uma Praça” atinge neste começo do mês de abril o expressivo número de 1.100 áreas adotadas em todas as regiões da cidade. A ação, que desde fevereiro de 2017 desburocratiza o processo de adoção, tem o objetivo de aumentar a conservação de áreas verdes da capital.

Das 1.100 praças adotadas, 41,1% estão concentradas na Zona Oeste, 29,1% na Zona Sul, 18,4% na Zona Leste, 8% na Zona Norte e 3,3% no Centro da cidade.

Os termos de cooperação entre a Prefeitura de São Paulo e os interessados pelas adoções são intermediados pelas Prefeituras Regionais, que analisam os pedidos em um prazo máximo de cinco dias úteis.

Para participar, basta o interessado apresentar na Prefeitura Regional responsável pela área pretendida, RG ou CNPJ e um comprovante de endereço residencial ou comercial.

Em fevereiro deste ano, houve ainda uma mudança no programa, que flexibiliza o processo com a adoção compartilhada e a possibilidade de duas ou mais empresas e pessoas físicas adotarem a mesma área, dividindo as tarefas e o custeio.

Praça adotada

Um dos exemplos de praças que deram certo com o programa de adoção é a localizada entre as ruas Oscar Rodrigues Cajado Filho e Joerg Brudes, na Vila Gertrudes, Zona Sul. O espaço foi revitalizado pela Prefeitura de São Paulo após uma cooperação entre a Prefeitura Regional de Santo Amaro e o Shopping Morumbi.

“Esta parceria tem grande importância por estar localizada numa região que passa por um grande projeto de requalificação, com a expansão da Avenida Chucri Zaidan e por concentrar grandes centros comerciais. A população recebe um ambiente seguro, pois será bem iluminado e monitorado por câmeras. A praça tem uma grande área verde que contribui para que Santo Amaro mantenha sua tradição de ser uma das regiões mais arborizadas da cidade”, afirmou o prefeito regional Francisco Roberto Arantes Filho.

O Grupo Multiplan, que administra o Shopping Morumbi adotou a área por um período de três anos. O valor da manutenção mensal é de R$ 15 mil. O processo de revitalização demandou 60 dias e os reparos feitos abrangeram toda a área, que tem 8.600 metros quadrados.

O paisagismo contemplou o plantio, manutenção e adubação de gramas e de plantas de pequeno porte, como agapantos, abacaxi roxo, azulzinha, amendoim, curculigo, barriga de sapo, moreia branca, filodendro martiano, dianela e jaburan. Árvores de maior porte como palmeira rabo de raposa, tumbérgia ereta e veitchia também foram plantadas.

Foi realizada também a poda e manutenção de árvores já existentes, bem como a limpeza do lixo acumulado, a remoção de entulhos e a conservação de pisos e calçadas. Foram instaladas ainda lixeiras comuns e recicláveis.

"Muitos que trabalham e moram aqui perto vão poder desfrutar de uma das praças mais lindas da cidade. A arte do paisagismo e a arte de fazer bem feito, são legados de modernidade”, disse o prefeito João Doria.

Um espelho d’água, dois espaços para PETs, sendo um para animais de grande porte e outro para animais de pequeno porte e uma duna de areia também fazem parte da revitalização.

Para que os frequentadores possam desfrutar de momentos de lazer, construiu-se uma área de convivência, um espaço multiuso, um local para práticas desportivas, e um caminho feito de piso intertravado. As crianças terão um espaço para brincar com gira-giras e área livre. A iluminação do local agora é composta por luz de LED.

"Esta é uma praça com várias atividades e equipamentos de alta tecnologia. Com certeza, a população vai ajudar e colaborar, trazer as crianças para brincar e assim ensinar como se deve preservar o patrimônio público", afirmou Cláudio Carvalho, secretário das Prefeituras Regionais.

O mobiliário implantado consistiu na instalação de bancos para piquenique, bancos para carregar celulares e um túnel d’água, além da instalação de um gradil e muretas.