Quinta-feira, 11 de Setembro de 2014 | Horário: 07:14

Programa “Autonomia em foco” é iniciado com desocupação do Parque Dom Pedro

A Prefeitura de São Paulo iniciou na manhã desta quinta-feira (11) as ações do novo programa de acolhimento de assistência social, o “Autonomia em foco”, que oferece abrigo para famílias ou pessoas sozinhas em situação de rua que já têm renda e estão próximas da autonomia plena. O projeto começa com o atendimento da população que hoje ocupa o Parque Dom Pedro e que concordou com a proposta de trabalho que exige deles uma atitude proativa no seu processo de reinserção social. A desmontagem das barracas também foi pactuada e marcará o fim das 17 ocupações de parques e praças encontradas pela administração no início da atual gestão.

A administração municipal construiu o projeto a partir da experiência acumulada no projeto “De Braços Abertos”, sobre a importância do protagonismo do morador de rua. Muitas conversas foram feitas e os moradores do local ouvidos. Foram cadastrados e vêm sendo acompanhados pela Assistência Social há cerca de um ano.

Agora, as 186 pessoas serão encaminhadas para dois hotéis recém-reformados, um no Pari e outro no Glicério, que funcionarão como um novo tipo de abrigo, gerido por uma entidade conveniada, mas com mais autonomia dos moradores. O grupo será responsável pela própria alimentação e pela limpeza de seus quartos. As crianças e adolescentes terão garantidas vagas em creches, escolas e no Centro de Convivência da Criança e do Adolescente no contraturno escolar. Os beneficiados poderão fazer cursos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) e terão ajuda no encaminhamento profissional para o mercado de trabalho.

A iniciativa surgiu após agentes da Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos verificarem que o espaço era ocupado prioritariamente  por famílias com problemas habitacionais, com pouca ou nenhuma dependência química. Para o hotel no Pari (Rua Edu Chaves, 164) serão encaminhadas 119 pessoas, sendo 36 famílias com 88 adultos e 31 crianças e adolescentes, além de 19 solteiros. Para o Glicério (Rua dos Estudantes, 505) irão 67 pessoas, sendo 40 famílias com 57 adultos, seis crianças, dois adolescentes e dois recém-nascidos.

Ação

A ação iniciada hoje contará com o encaminhamento dos beneficiados aos hotéis, para onde poderão levar seus pertences pessoais. Móveis e objetos deixados para trás poderão ser retirados posteriormente de um depósito da Subprefeitura Sé. O desmonte das barracas será feito após a saída dos grupos de pessoas, numa operação que envolve, além da Smads, a Secretaria de Direitos Humanos, a Subprefeitura Sé, CET, Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, Defesa Civil e Secretaria de Serviços.

Depois da desocupação, o alambrado do local será removido e o parque será devolvido para uso da sociedade, com ronda da GCM para evitar novas ocupações.

De Braços Abertos

O novo acolhimento atenderá ainda 14 pessoas que participavam do programa “De Braços Abertos” que, em razão da evolução do tratamento, já estão empregadas.