Quarta-feira, 5 de Agosto de 2020 | Horário: 18:44

Profissionais do Hospital Municipal de Campanha do Anhembi contam com atenção à saúde mental

Iniciativa visa a oferecer assistência à todos que atuam na linha de frente da Pandemia de covid-19

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde em parceria com a SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, disponibiliza o Serviço de Saúde Mental do Trabalhador para os colaboradores que atuam no HMCamp Anhembi, no Palácio das Convenções. A iniciativa é coordenada pelo psiquiatra Marcelo Bruno Generoso, supervisor do Programa de Residência Médica em Rede em Psiquiatria da Secretaria Municipal da Saúde. A ação tem como objetivo ofertar assistência à saúde mental dos profissionais em atividade no Hospital de Campanha.

“O atendimento à saúde mental nessa época de pandemia é essencial para garantir a estabilidade emocional dos colaboradores. Adotar estratégias como essa faz parte da diretriz primordial da SPDM, que é a inserção no sistema de saúde direcionada ao tratamento, prevenção de doenças, e à promoção da saúde”, afirma Nacime Salomão Mansur, Superintendente de Instituições Afiliadas da SPDM.

“Durante a pandemia, os profissionais da saúde estão sob um risco maior de desenvolvimento de transtornos de ansiedade, transtornos depressivos e relacionados a trauma e a estresse. A proposta é a pronta assistência à saúde mental dessas pessoas. Buscamos acolher as angústias nesse período e possibilitar intervenções precoces. Os atendimentos são presenciais e realizados no próprio Hospital de Campanha com intuito de facilitar o acesso”, explica Generoso.

A iniciativa faz parte do esforço conjunto do SUS no combate à pandemia e conta com o integral e vital suporte da Escola Municipal de Saúde, da Autarquia Hospitalar Municipal, e da Secretaria Municipal da Saúde. Além das consultas com psiquiatra, outras atividades voltadas para a promoção da saúde mental dos colaboradores são oferecidas, como atividades em grupo e capacitações. Até agora, mais de 200 colaboradores da SPDM participaram das atividades na unidade, entre consultas, capacitações e ações de redução do estresse.