Segunda-feira, 13 de Julho de 2020 | Horário: 11:14

SPlica: processo para Senha Web pode ser feito totalmente on-line

Episódio da semana vai mostrar como fazer a solicitação

A Senha Web é um sistema parecido como uma chave eletrônica, com a qual você pode acessar diversos sistemas restritos da Prefeitura, por exemplo. A chave também é útil para as pessoas que são MEI – Microempreendedor Individual, já que é necessária para emitir a Nota Fiscal Eletrônica.

A novidade é que o processo de desbloqueio, que antes era feito presencialmente em uma Subprefeitura, unidade do Descomplica ou Centro de Atendimento da Fazenda, pode ser solicitado de forma on-line. O cidadão pode fazer a senha de pela internet, por meio do site da Secretaria da Fazenda e depois pelo portal SP156 para pessoa física, MEI e empresário individual.

Para solicitar a senha, é preciso acessar o endereço nesse link. Após essa etapa concluída, o cidadão deve fazer o desbloqueio da senha. Para isso, é preciso entrar no Portal SP156 e pedir o desbloqueio online para MEI, Empresário Individual e Pessoa Física. Para quem ainda não tem um cadastro no Portal SP156, há outro vídeo do SPlica que ajuda a fazer essa solicitação.

Após finalizar as etapas, o usuário deve conferir todos os dados do pedido e guardar o protocolo para acompanhar a solicitação. O prazo para o desbloqueio da senha web é de até 16 dias a partir da solicitação. Vale lembrar que para pessoas jurídicas, o desbloqueio da Senha Web precisa ser feito via atendimento presencial, no Centro de Atendimento da Fazenda Municipal (CAF), com agendamento prévio, que pode ser feito clicando aqui.

Todas as etapas para solicitar e desbloquear a Senha Web pode ser acompanhado no episódio do SPlica dessa semana.