Segunda-feira, 6 de Julho de 2020 | Horário: 16:10

Primeira etapa do Inquérito Sorológico da capital deve ser concluída até sexta-feira

Estudo possibilita aprofundamento do diagnóstico amplia informações sobre a contaminação na cidade

Segundo dados do  boletim informativo diário sobre a situação do novo coronavírus na capital paulista, a cidade tinha até ontem (05/07) 170.342 casos confirmados da doença. Durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (6) no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Estadual, o prefeito Bruno Covas afirmou que a primeira fase do inquérito sorológico deve ser concluída até a próxima sexta-feira (10).

“Nós já tivemos a fase zero, que mostrou um índice de prevalência de 9,5% da população na cidade de São Paulo, uma taxa de letalidade de 0,5%, um valor bem abaixo do que temos visto em outros locais  mundo afora. Agora, com a fase um, nós vamos ter outros dados para aprofundar o diagnóstico e a contaminação aqui na cidade”, explicou o prefeito.

Esse índice de prevalência em 9,5%, apresentado em junho deste ano, significa que 9,5% da população já pode ter sido infectada pelo covid-19 na capital, ou seja, 1,16 milhão de pessoas. A margem de erro é de 1,7%.

Para realização desta primeira pesquisa, foram sorteadas 12 pessoas nos perímetros de cada uma das 472 Unidades Básicas de Saúde (UBS) numa base de dados de 3,3 milhões de domicílios. Agentes de saúde testaram, nos 5.664 domicílios visitados, 2.672 pessoas em 96 distritos da capital.

O inquérito foi aprovado pelos comitês de ética da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Ministério da Saúde. Os exames foram realizados no LabZoo (laboratório da Prefeitura), com a coleta e todo questionário feitos pelos profissionais das 472 UBSs.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, o inquérito será feito em cinco fases, sendo a de junho considerada a fase zero. “Teremos mais quatro fases a cada 15 dias com o mesmo número de pessoas sorteadas”, explicou o secretário, durante o anúncio da pesquisa.