Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2021 | Horário: 14:07

Prevalência de infecção pelo novo coronavírus sobe para 16% na cidade

Dados da terceira etapa do Inquérito Sorológico 2021 mostram que 43% dos que testaram positivo são assintomáticos

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), divulgou nesta quinta-feira (25) os resultados da terceira fase do Inquérito Sorológico 2021, realizado com moradores da capital entre os dias 2 e 4 de fevereiro. O mapeamento aponta um índice de prevalência da infecção pelo novo coronavírus de 16% (contra 13,9% na segunda fase e 14,1% na primeira fase), com índice de confiança de 95%. O Inquérito Sorológico 2021 tem quatro fases, sendo que a última já está em andamento.

“Os dados mostram uma evolução da pandemia na cidade de São Paulo, com um aumento significativo em relação ao número de pessoas que já tiveram Covid-19, o que mostra uma necessidade dos cuidados redobrados com relação a pandemia que estamos falando desde o ano passado: evitar aglomeração, utilizar álcool em gel e máscara. Enfim, as orientações ainda permanecem as mesmas”, alertou o prefeito Bruno Covas.

Entre aqueles que testaram positivo, 43% estavam assintomáticos, contra 38,3% na fase passada. Na divisão por Coordenadoria Regional de Saúde, o maior índice foi registrado na Coordenadoria Leste, com 22,9% de prevalência. Na Norte a prevalência foi de 12,3%, na Sudeste 11,8%, na Centro-Oeste 13,2%, e na Sul 17,4%.

“Os números mostram que é preciso manter as medidas de distanciamento social em todas as regiões da cidade. Estamos atravessando um momento em que os números de infecção estão altos e é preciso evitar deslocamentos desnecessários”, complementou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

Quando se leva em conta o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), quem tem IDH alto tem menor prevalência: 10,5%. Para IDH médio a prevalência é de 16% e para IDH baixo, de 20,5%.

O estudo evidenciou ainda o relaxamento das medidas de distanciamento por uma parte da população, onde 35,9% do total frequentam locais não essenciais. Há uma maior prevalência de infecção entre os indivíduos que frequentam pelo menos um dos seguintes locais: restaurantes, cafés/bares, hotéis, academia, atividades religiosas (17,6%) em relação aos que não frequentam (15,1%).

Com o objetivo de aprimorar o estudo, a Prefeitura de São Paulo adquiriu mais um tipo de teste sorológico, o Elisa – Teste Imunoenzimático, que irá compor a análise da 4ª fase do inquérito e favorecer a estimativa de prevalência do vírus na capital, com o uso de dois tipos de testes.

Importante: Diferente do que foi apresentado no slide da entrevista coletiva, o índice de prevalência na Zona Sul é de 17,4%.