Quarta-feira, 17 de Abril de 2019

Prefeitura vai economizar R$ 684 milhões com novo serviço de varrição

Horário: 00:00
Licitação dos serviços de varrição foi concluída e resultado foi publicado no Diário Oficial nesta quarta-feira (17); seis consórcios vão assumir os serviços na cidade de São Paulo

Atualizado em 17/04/2019 às 10h35

A Prefeitura de São Paulo concluiu nesta quarta-feira (17) a nova licitação para os serviços de varrição nas ruas da capital. Os novos contratos vão provocar uma economia de cerca de R$ 19 milhões por mês aos cofres públicos apenas com os serviços de varrição nas ruas, avenidas e praças da cidade de São Paulo. Durante os três anos de vigência dos contratos, a economia global será de R$ 684 milhões, em relação ao contrato anterior.  Já em relação ao preço referencial previsto no edital da licitação, houve uma economia de R$ 15,5 milhões, devido à concorrência de preço que foi disputada por 17 empresas e consórcios.

Atualmente são investidos R$ 84 milhões por mês em serviços de varrição, com a licitação o aporte será de R$ 65 milhões. Com o inicio das novas empresas e consórcios, automaticamente os contratos emergenciais de varrição serão encerrados. Além da economia de recursos públicos, cerca de 22% ao mês, os serviços serão melhores, já que a Prefeitura fez adequações e ajustes no edital a fim de propor melhorias na execução dos serviços de limpeza urbana. Foi incluída, por exemplo, a destinação final dos resíduos, triagem e tratamento adequado dos resíduos. As empresas serão obrigadas, por exemplo, a enviar os materiais recicláveis às cooperativas e às centrais mecanizadas.

O resultado da licitação e as empresas vencedoras foram publicados no Diário Oficial da Cidade de São Paulo nesta quarta-feira. A cidade foi dividida em seis lotes, cujos vencedores são os seguintes: Corpus Saneamento e Obras Ltda. (Lote 1); Sustentare Saneamento S. A. (Lote 2); Consórcio Locat SP (Lote 3); Consórcio Limpa SP (Lote 4); Consórcio Ecoss Ambiental (Lote 5); Consórcio SCK (Lote 6).

Após a publicação no Diário Oficial, a diretoria de Gestão e Serviços da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), responsável pela gestão dos serviços resíduos e limpeza na cidade de São Paulo, encaminhará ofício às empresas solicitando um plano de trabalho de acordo com as regras do edital.

Após a aprovação do plano de trabalho pela Amlurb, órgão da Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais, os contratos serão assinados e haverá um período de transição de 30 dias entre as antigas empresas responsáveis pelo serviço e as novas que vão assumir.

Após o início dos trabalhos dos consórcios vencedores da licitação, os contratos emergenciais de varrição serão automaticamente encerrados. Vale ressaltar que o atual edital proposto é resultado do acompanhamento da execução do contrato anterior pelo Tribunal de Contas do Município (TCM), combinado com a implantação de novas tecnologias e modelos de gestão de resíduos sólidos urbanos alinhados à Prefeitura de São Paulo.