Notícia na íntegra

Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2019

Prefeitura une Corinthians, Palmeiras e São Paulo no combate à violência contra a mulher

Horário: 00:00
Clubes assinam acordo de cooperação para participação no programa Tem Saída
1153258-Assinatura do Termo de Cooperação do Projeto Tem Saída . SE Palmeiras . São Paulo FC . SC Corinthians . SMDE . SMDHC

Corinthians, Palmeiras e São Paulo se uniram à Prefeitura de São Paulo no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Nesta quinta-feira (17), o prefeito Bruno Covas recebeu na sede da Prefeitura os presidentes dos clubes para a assinatura de acordo de cooperação para ampliar o alcance do programa Tem Saída, lançado em 2018.

"O 'Tem Saída' se preocupa em dar resposta às mulheres que sofrem violência psicológica e dependem financeiramente de seus agressores. Precisamos abrir mais vagas de trabalho, para que elas tenham independência financeira. É um projeto da sociedade a favor das mulheres, que será um sucesso graças à adesão do Corinthians, do Palmeiras e do São Paulo, que são grandes times e suas ações ecoam na sociedade", disse o prefeito Bruno Covas.

Entre as atividades que serão executadas pelos clubes e os órgãos municipais estão a divulgação de um manifesto conjunto publicado na internet, a exposição de informações referentes à violência que a mulher sofre para sensibilizar os torcedores e a promoção da logomarca do programa Tem Saída nos formatos online e offline.

O programa envolve as secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Direitos Humanos e Cidadania e tem como objetivo oferecer autonomia financeira, por meio da geração de emprego, às mulheres vítimas de violência doméstica, para que elas tenham a possibilidade de não depender economicamente do agressor.

Além de dar o apoio na divulgação, sensibilizando os torcedores para essa causa, os clubes também irão disponibilizar vagas de emprego a mulheres atendidas pelo Tem Saída.

“A união de Corinthians, Palmeiras e São Paulo mostra a relevância desse tema para a sociedade. Com essa parceria, esperamos sensibilizar as pessoas nessa transformação cultural, encorajar as mulheres a denunciar seus agressores e dar-lhes uma nova perspectiva de vida”, explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso.

As mulheres da capital paulista que denunciam seus agressores no sistema judiciário e informam que necessitam de um emprego, entram para o Programa Tem Saída. Elas recebem documento de encaminhamento ao Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, onde são atendidas com prioridade para uma entrevista de emprego em uma das empresas parceiras do programa.

“É importante usarmos essa gigantesca capacidade de mobilização dos clubes para atuarmos também como agentes transformadores da sociedade. Além de colaborarmos efetivamente com o programa, oferecendo vagas às mulheres vítimas de violência, esse movimento conjunto também nos permite chamar a atenção da sociedade para o tema”, destacou o presidente do São Paulo Futebol Clube, Carlos Augusto de Barros e Silva. “O engajamento em iniciativas como esta da Prefeitura de São Paulo é uma forma de alertarmos e enfrentarmos este problema com a atenção que ele merece. O São Paulo Futebol Clube acredita de forma genuína no projeto e se orgulha em fazer parte de mais esta iniciativa, que segue em consonância com seu projeto institucional ‘O SPFC se importa’.”

“O futebol é um grande agente de transformação social e o Palmeiras se sente na obrigação de participar das mudanças que têm o objetivo de melhorar a vida da nossa comunidade e dos nossos 16 milhões de torcedores”, disse o presidente em exercício da Sociedade Esportiva Palmeiras, Paulo Buosi. “A violência contra a mulher é um problema intolerável e deve ser combatida com iniciativas do poder público, como o Tem Saída, e o apoio da sociedade civil. Temos orgulho em fazer parte deste movimento que ajudará as vítimas a encontrarem autonomia e dignidade.”

Em cinco meses, o Tem Saída atendeu centenas de mulheres e já empregou dezenas de pessoas nas empresas parceiras do programa.

O Brasil ocupa a quinta posição no ranking de feminicídio mundial, atrás de países como El Salvador, Guatemala, Colômbia e Rússia. De acordo com dados de entidades ligadas à segurança, a cada 15 segundos uma mulher sofre agressão e a cada duas horas uma mulher é assassinada no Brasil.

“O Corinthians é um dos clubes pioneiros na defesa intransigente da mulher e a reunião de diversas bandeiras em torno do tema demonstra que estávamos certos ao lançar a campanha #RespeitaAsMinas”, afirmou o presidente do Sport Club Corinthians Paulista, Andrés Sanchez. “São muito importantes iniciativas do poder público, como o programa Tem Saída, que ajuda essa mulher vítima de violência a conquistar sua autonomia financeira e seguir em frente. ”

O Tem Saída foi reconhecido em 2018 pelo Prêmio Viva da Revista Marie Claire e do Instituto Avon, na categoria Autonomia Econômica e Empreendedorismo. Uma das iniciativas colocada em prática logo após o lançamento do programa foi promovida pelo prefeito Bruno Covas, que encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei 424/18, que exige dos prestadores de serviços da Prefeitura de São Paulo o destino de 5% das vagas de emprego a mulheres atendidas pelo Tem Saída. O projeto está em tramitação no Legislativo.

“Esta parceria só pode trazer benefícios, já que uma das maiores dificuldades para as vítimas de violência doméstica é conseguir enxergar a possibilidade de romper este ciclo. Muitas mulheres passam anos sendo agredidas por medo de perderem os filhos, de não terem como se sustentar, e até mesmo por não conseguirem compreender que o relacionamento em que estão é abusivo”, destacou a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella. “Mostrar que isso é errado, oferecer apoio e possibilidade de renda a essas mulheres são etapas primordiais: a partir do momento em que as vítimas entendem que podem e devem viver sem depender do agressor, o ciclo de violência começa a ser interrompido.”

Como funciona o Tem Saída

A vítima em situação de violência doméstica e familiar será atendida pelo Programa Tem Saída a partir do momento em que ingressa com uma denúncia contra o agressor no Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário ou Delegacia.

Após passar pelo sistema judiciário, a mulher é encaminhada aos equipamentos de seleção de emprego da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. As candidatas passam por processo seletivo diferenciado, com apoio da equipe técnica da Secretaria e das áreas de recursos humanos das empresas parceiras. As equipes da Prefeitura e de RH das empresas receberam treinamento específico para atender às mulheres vítimas de violência.

Outras etapas do programa andam em paralelo, como a ampliação da rede de apoio à mulher para oferecer o maior número de serviços de acolhimento. O respaldo tem vindo de ações junto à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e no apoio de Delegacias da Defesa da Mulher.

O programa da Prefeitura de São Paulo tem como parceiros executores as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Direitos Humanos e Cidadania, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, OAB-SP e ONU Mulheres.

As informações sobre o Programa Tem Saída podem ser obtidas pelo site www.prefeitura.sp.gov.br/desenvolvimento, pelo serviço telefônico SP156 ou pelo e-mail temsaida@prefeitura.sp.gov.br

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn