Notícias

Prefeitura suspende estado de emergência em São Paulo nesta quinta-feira (31)

Será decretado ponto facultativo na próxima sexta-feira (1º) nas repartições públicas

De Secretaria Especial de Comunicação

Atualizada em 30/05/2018 às 18h45

A Prefeitura de São Paulo decidiu suspender a partir desta quinta-feira (31) o estado de emergência decretado na última sexta-feira (25) na cidade. A decisão do Comitê de Gerenciamento de Crise ocorreu porque já está sendo normalizado o fornecimento de combustível para frota de serviços essenciais como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Serviço Funerário Municipal, Defesa Civil, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET),  Assistência Social e Guarda Civil Metropolitana (GCM).

O prefeito Bruno Covas também decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira (1º). O decreto será publicado no Diário Oficial de quinta-feira (31) e, desta forma, a Prefeitura poderá se reorganizar, com a chegada de mais alimentos para a merenda na rede de ensino e o combustível necessário para a frota dos serviços essenciais.

As operações realizadas pela Prefeitura de São Paulo com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Polícia Militar (PM) já carregaram para o abastecimento especifico da frota de ônibus cerca de 5 milhões de litros de diesel. Outras operações serão realizadas ainda nesta quarta-feira (30) para permitir a chegada de combustível para manter os serviços até a próxima segunda-feira (4).

TRANSPORTES

A São Paulo Transporte (SPTrans) informa que, no horário de pico da tarde desta quarta-feira (30), as empresas operam com cerca de 71% da frota programada.

As linhas noturnas sob responsabilidade da Prefeitura estão operando com 50% da frota desde 0h00 de ontem (29), devendo permanecer com esse percentual até domingo (03).

Para os demais horários, a operação prevista é:

Quinta-feira (31/05)– 40% da frota de ônibus

Sexta-feira (01/06) – 60% da frota de ônibus

Sábado (02/06) - 60% da frota de ônibus

Domingo (03/06) - 40% da frota de ônibus

EDUCAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação informa que nesta quarta-feira (30), as escolas da rede municipal funcionaram em todas as regiões da cidade. Foi registrada a presença de 91% dos professores e de 51% dos alunos. Com o decreto de ponto facultativo na sexta-feira, após o feriado, não haverá aula. 

A merenda escolar segue garantida na rede municipal, com um cardápio que, mesmo com adaptações, oferece o mínimo recomendado por entidades de nutrição, pediatria e programas nacionais de qualidade alimentar. Estão presentes na alimentação oferecida esta semana alimentos como grãos, massas, laticínios, carnes, além dos vegetais disponíveis nas despensas das escolas.

Hoje (30), serão feitas entregas de diversos gêneros alimentícios, como arroz, macarrão, biscoito, óleo de cozinha e carnes. As cargas chegaram a São Paulo com escolta da Polícia Militar em 20 caminhões vindos de São Carlos, Leme, Guarulhos, Osasco e Jacareí. 

Já estão programadas para a próxima semana mais entregas de alimentos, inclusive de frutas, legumes, verduras e ovos. Até a próxima sexta-feira, dia 8 de junho, é possível que as escolas ofereçam cardápios adaptados até que os estoques sejam repostos em todas as 3,5 mil unidades.

A Secretaria Municipal de Educação agradece aos educadores das redes direta e parceira e a todos os servidores da Pasta pelo empenho nos últimos dias, que, mesmo diante das adversidades, possibilitou o atendimento para os alunos dos Centros de Educação Infantil (CEI), das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEF e EMEFM).

COLETA DE LIXO E VARRIÇÃO

A coleta de lixo domiciliar opera normalmente. A coleta seletiva deverá ser retomada na próxima segunda-feira (4). A coleta hospitalar, a limpeza pós-feiras livres e o recolhimento de animais mortos estão mantidos.

Os 100 Ecopontos da cidade foram reabertos nesta quarta-feira (30). Os serviços de varrição de vias e logradouros acontecem normalmente.

SERVIÇO FUNERÁRIO

O serviço segue funcionando normalmente nesta quinta-feira (31) e conta com o estoque de urnas funerárias que garantem o atendimento por 15 dias.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

As cerca de 350 mil refeições que são distribuídas diariamente nos equipamentos sociais da cidade para famílias em situação de vulnerabilidade social estão garantidas por mais uma semana.

SAÚDE

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que a realização de cirurgias eletivas foi normalizada nesta quarta-feira (30) em todos os hospitais municipais. A remoção de pacientes para exames também foi restabelecida.

Com relação às ambulâncias, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-SP) continua realizando abastecimento dos veículos em postos de combustível exclusivos para atendimento da administração municipal, o que tem garantido o atendimento regular da demanda.

EVENTOS

Durante os últimos dias, foram realizadas reuniões com a organização da Parada do Orgulho LGBT e da Marcha para Jesus, que serão realizados durante o feriado prolongado na cidade. A GCM irá auxiliar na escolta dos caminhões que estão transportando os banheiros químicos para garantir a realização dos eventos.

São Paulo na TV

Compartilhamento de bikes - Cidade Tiradentes