Sábado, 26 de Maio de 2018 | Horário: 13:48

Prefeitura reúne comitê de crise e garante combustível para serviços essenciais

Empresas de ônibus foram autorizadas a utilizar metade da frota durante o fim de semana. Ambulâncias têm condições de circular até segunda-feira, assim como os veículos da coleta de lixo

A Prefeitura de São Paulo informa que o Comitê de Gerenciamento de Crise se reuniu na manhã deste sábado (26) para atualizar a situação dos estoques de combustível, planejar novas ações para a sua obtenção e discutir o plano de contingência diante da continuidade da greve dos caminhoneiros. O encontro, comandado pelo prefeito Bruno Covas, contou com as presenças do chefe de gabinete da Prefeitura, Sérgio Avelleda, dos secretários de Governo, Júlio Semeghini, de Justiça, Rubens Rizek, da Fazenda, Caio Megale, de Comunicação, Fábio Santos, de Mobilidade e Transportes, João Octaviano, de Segurança Urbana, coronel José Roberto, além do chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, Daniel Simões, do procurador-geral do Município, Guilherme Bueno de Camargo, e do chefe da Assessoria Militar da Prefeitura, coronel Walter Nyakas Junior. As Secretarias, empresas municipais e concessionárias seguem buscando recompor os estoques e, com as compras realizadas ao longo da sexta-feira (25) e da madrugada deste sábado, temos a seguinte situação.

TRANSPORTES

A São Paulo Transporte (SPTrans) informa que operou na manhã deste sábado com 57% da frota em média. Ao longo do fim de semana, foi autorizado às empresas que rodem com metade dos ônibus que usualmente operam. O índice de segunda-feira dependerá da quantidade dos estoques e de novas compras que puderem ser realizadas. Entre a noite de ontem (25) e a manhã deste sábado a Prefeitura conseguiu 550 mil litros de diesel, além dos 240 mil obtidos na sexta. Uma operação está em andamento para obter mais 580 mil litros nesta tarde. As linhas de trólebus e os veículos do ATENDE operaram com a frota máxima.

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes informa que, para garantir o abastecimento de serviços essenciais na cidade, a CET liberou a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC). A CET orientou os agentes de trânsito a não aplicar multas aos motoristas que tiverem pane seca nos veículos.  Os fiscais devem fazer apenas a remoção do veículo para um local seguro e onde não prejudique o trânsito. A manutenção dessas medidas depende da evolução da greve dos caminhoneiros e será decidida ao longo do fim de semana.

O programa Ruas Abertas será mantido apenas na Avenida Paulista, para economizar combustível da CET.

COLETA DE LIXO E VARRIÇÃO

A AMLURB informa que as concessionárias conseguiram adquirir 15 mil litros de combustível para a coleta de lixo domiciliar. Com isso, será possível manter o a coleta ao longo do fim de semana e na segunda-feira (28). No domingo pela manhã ela tradicionalmente não é realizada.

A Prefeitura conduz novas operações para obter mais combustível para o serviço a partir de terça (29). Os Ecopontos permanecem fechados, já que os resíduos coletados nesses locais são encaminhados a aterros localizados em rodovias federais e estaduais, muitas delas bloqueadas pelos caminhoneiros. Os serviços de varrição de vias e logradouros continuam reduzidos, mas a coleta hospitalar, a limpeza pós-feiras livres e o recolhimento de animais mortos estão mantidos.

SAÚDE

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo informa que todas as unidades estão funcionando normalmente, com possibilidade de falhas pontuais por ausência de um ou outro funcionário. As ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-SP) tem combustível para o atendimento até o fim de segunda-feira. Há ações no fim de semana para a recomposição dos estoques. O mesmo se repete em relação ao transporte de vacinas e medicamentos, garantidos até segunda. Falhas pontuais podem ocorrer nas farmácias das UBSs. Os Hospitais Municipais também estão abastecidos com oxigênio e diesel para os geradores até segunda.

EDUCAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação informa que as escolas da rede municipal abrirão as portas na segunda-feira, com a oferta de merenda, que terá um cardápio especial, elaborado com supervisão da Coordenadoria de Alimentação Escolar, de acordo com os insumos disponíveis em estoque. Algumas fornecedoras de merenda terceirizada estão com dificuldade para obter gás de cozinha. A Prefeitura realiza esforços para sanar o problema.

SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL

O estoque de combustível para o serviço de remoção de corpos é suficiente para garantir o serviço até a manhã deste domingo. Novos esforços estão sendo realizados para aumentar os estoques.

Diante da permanência dos bloqueios de estradas e do desabastecimento da cidade, o estado de emergência está mantido. A Prefeitura, com o auxílio da Polícia Militar, continua empenhada em fazer valer a liminar obtida na quinta-feira (24), que obriga os grevistas a suspender atos que impeçam o abastecimento de combustível para os serviços essenciais.