Terça-feira, 2 de Junho de 2020 | Horário: 13:52

Prefeitura retoma obras na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cidade Tiradentes

Obra está parada desde 2016; serão investidos R$ 4,8 milhões, sendo R$ 2 milhões da Prefeitura de São Paulo e o restante do Governo Federal
1120389-Retomada das obras UPA Cidade Tiradentes

A Prefeitura de São Paulo retomou as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cidade Tiradentes, na Rua Cachoeira Morena x Rua Igarapé Diana, na Zona Leste da capital. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Covas na manhã desta terça-feira (02/06). Unidade auxiliará no atendimento de saúde da região, agregando aos serviços da rede de atenção básica e hospitalar de Cidade Tiradentes.

“Essa é mais uma obra de UPA que a gente retoma. Ela foi licitada em 2014, foram investidos R$ 2,1 milhões e a obra foi parada em 2016. “Vamos retomar investindo R$ 4,8 milhões, sendo R$ 2 milhões da Prefeitura de São Paulo e o restante do Governo Federal”, afirmou o prefeito Bruno Covas.

A UPA Cidade Tiradentes terá aproximadamente 2 mil m² com dois pavimentos. Será equipada com 7 leitos de urgências, sala de ortopedia, raio-x, sala de gesso, suturas, esterilização e expurgo, triagem, 6 consultórios médicos, 1 consultório odontológico, sala de medicação, 7 poltronas de inalação adulto e 7 infantis, coleta de exames, sala de eletrocardiograma, 2 salas de avaliação, 14 leitos de observação adulto e 4 infantil e 2 salas de isolamento. Além disso, contará com farmácia, serviço social, ouvidoria e áreas administrativas. Também possuirá aquecimento solar e utilizará água de reuso.

Segundo o prefeito Bruno Covas, um equipamento como esse atende uma população de 200 a 300 mil pessoas. “Nossa expectativa é que até o fim do ano a gente consiga inaugurar essa UPA da Cidade Tiradentes para ajudar a desafogar o hospital da região”, explicou.

A obra faz parte da retomada de seis unidades de Pronto Atendimento (UPA) na capital. As outras UPA’s que terão as obras retomadas são: UPA Parelheiros, Mooca, Jabaquara, Vila Mariana e City Jaraguá. As unidades atenderão com portas abertas, 24 horas, todos os dias..

Todas as obras serão realizadas por empresas licitadas pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e estão inseridas no Programa Avança Saúde SP, resultado de um acordo entre a Prefeitura e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Atualmente, a cidade já conta com 14 UPA’s em funcionamento, sendo que, seis foram entregues entre 2019 e 2020.

“A cidade tinha quatro UPAs quando assumimos a gestão em 2017. Já entregamos 10. São 14 UPAs. Estamos retomando as obras em seis e ainda vamos começar outras 14 com recursos do BID”, disse o prefeito Bruno Covas.