Sexta-feira, 29 de Maio de 2020

Prefeitura retoma obras da UPA City Jaraguá

Serviço faz parte da retomada de seis unidades de Pronto Atendimento (UPA) na capital.
852375-Retomada das Obras da UPA City Jaraguá

A Prefeitura de São Paulo retoma nesta sexta-feira (29) as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) City Jaraguá, na Zona Norte da Capital. Após a sua conclusão, a unidade contará com 20 novos leitos e auxiliará no atendimento de toda a população do Jaraguá e região.

A obra faz parte da retomada de seis unidades de Pronto Atendimento (UPA) na capital. As outras UPAS que terão as obras retomadas são: UPA Cidade Tiradentes, Mooca, Jabaquara, Vila Mariana e Parelheiros. As unidades atenderão com portas abertas, 24 horas, todos os dias.

Atualmente, a cidade conta com 14 UPAs em funcionamento. Destas, seis foram entregues pela atual gestão, entre 2019 e 2020.

“É mais uma obra de UPA que havia sido licitada em 2014 pela Prefeitura de São Paulo. Só aqui nesse espaço (City Jaraguá) estamos falando de R$ 2 milhões que tinham sido gastos. Vamos investir mais R$ 5 milhões, parte dos recursos do governo federal e parte da Prefeitura, para poder retomar a obra”, explicou o prefeito Bruno Covas, que esteve presente no local nesta sexta-feira pela manhã.

A meta é que a nova UPA City Jaraguá seja inaugurada até o fim deste ano. “Uma UPA como essa, que atende uma população de 200 a 300 mil pessoas, ajuda a desafogar os hospitais municipais. Esperamos inaugurar (a UPA Jaraguá) ainda este ano, nesta gestão”, afirmou o prefeito.

Todas as obras serão realizadas por empresas licitadas pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e estão inseridas no Programa Avança Saúde SP, resultado de acordo entre a Prefeitura e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O programa prevê investimentos de US$ 100 milhões no setor da saúde no município de São Paulo. O contrato foi assinado pelo prefeito Bruno Covas, em Washington (EUA), em junho de 2019.

“Além dessas seis que estão com as obras sendo retomadas, outras 14 UPAs serão iniciadas ainda este ano, com recursos do BID. Ao todo, serão 34 UPAs na cidade de São Paulo, o que ajudará muito no atendimento à população”, explicou o prefeito Bruno Covas.

Jaraguá

A UPA City Jaraguá terá aproximadamente 2 mil m² com dois pavimentos. Será equipada com 7 leitos de urgências, sala de ortopedia, raio-x, sala de gesso, suturas, esterilização e expurgo, triagem, 6 consultórios médicos, 1 consultório odontológico, sala de medicação, 7 poltronas de inalação adulto e 7 infantis, coleta de exames, sala de eletro cardiograma, 2 salas de avaliação, 14 leitos de observação adulto e 4 infantil e 2 salas de isolamento. Além disso, contará com farmácia, serviço social, ouvidoria e áreas administrativas. Também possuirá aquecimento solar e utilizará água de reuso.

A UPA City Jaraguá está localizada na Estrada de Taipas, 1648, Jaraguá, Zona Norte de São Paulo.