Sexta-feira, 7 de Junho de 2019 | Horário: 14:18

Prefeitura renova parceria com Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias

Iniciativa beneficia 150 jovens de diferentes regiões da cidade que participam de cursos gratuitos na área de audiovisual
1081275-Visita ao Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias
A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (7) a renovação da parceria com o Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias para a formação integral de 150 jovens de baixa renda em áreas de audiovisual. A iniciativa tem a qualificação profissional, sociocultural e pessoal de jovens entre 17 e 20 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica. Durante um ano a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho concede uma bolsa trabalho no valor de R$ 1.147,70 para que os alunos possam realizar o curso.
O prefeito Bruno Covas visitou o espaço, acompanhado pelo presidente do instituto, o apresentador Luciano Huck, e conheceu os jovens atendidos pelo programa. “A gente só vai acabar com a quantidade imensa de desempregados se apostarmos em parcerias como esta, já que este número é ainda maior quando falamos de jovens que moram na periferia. O papel do poder público é exatamente o de tratar de forma desigual aqueles que estão em situação de desigualdade. Atuar mais nas áreas que mais precisam do poder público”, disse o prefeito.
Os 150 jovens desenvolvem as atividades no espaço, além de contarem com alimentação no café da manhã e almoço disponibilizado gratuitamente pelo Instituto.
“A parceria que nós temos com a Prefeitura de São Paulo é fundamental para acalmar o coração não só dos nossos alunos, mas também das mães e dos pais. Eu fico muito orgulhoso quando venho aqui e encontro todos vocês, pessoas de Perus ao Iguatemi, todos estão bem representados. Eu espero que essa turma leve, além do aprendizado, o respeito à diversidade”, disse Luciano Huck aos alunos do Instituto.
Durante o evento, foi anunciado também a possibilidade dos alunos levarem o conhecimento adquirido para outros equipamentos e regiões como o Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes.

“A parceria com o Instituto Criar é incrível, um dos nossos projetos mais inspiradores. Nós temos muitas ações em diferentes regiões da cidade, principalmente periferias, mas aqui é um ponto de encontro, que além de impulsionar a vocação da cidade dá a vez e a voz para quem tem talento”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias
Fundado em 2003 pelo apresentador Luciano Huck, o Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias tem como missão proporcionar oportunidades de trabalho para que os jovens realizem e conquistem independência, além de proporcionar oportunidades de serem ativos em processos de transformação social, novas oportunidades de
expressar sua visão de mundo e acessar a cultura em sua diversidade.
O instituto conta com uma sede especialmente projetada para atender ao programa em uma área de 3 mil metros com espaço para 16 oficinas, dois estúdios (tendo o estúdio principal 155 m², tratamento acústico e térmico), marcenaria, ilhas de edição, finalização, e web, laboratório digital, switcher, sala de vídeo, sala de cabelo e maquiagem, acervo e sala de figurino, central de equipamentos de iluminação e câmera, sala de produção, biblioteca e videoteca, restaurante, além dos espaços de apoio para equipe.
O espaço é chamado de Estúdio Escola, pois é estruturado e equipado como uma produtora profissional, com o diferencial de ser usado para a educação. Desde o início das suas atividades, mais de 2.000 pessoas passaram pelo Programa de Formação
Esses processos abrem espaço para o exercício da criatividade dos jovens, componente fundamental a ser estimulado, que se somam com outros conhecimentos que compõem o universo do audiovisual como Direção e Linguagem, Roteiro, Leitura e Escrita, Desenvolvimento Pessoal, Produção Cultural e Mundo do Trabalho. Elementos que estarão presentes ao longo de todo o curso, de forma transversal às áreas de concentração de conhecimento.

Programa Bolsa Trabalho
Para participar do programa Bolsa Trabalho é necessário ter idade entre 16 e 20 anos, pertencer a famílias de baixa renda, estar matriculado em cursos vinculados ao Sistema Nacional de Ensino ou ter concluído o ensino médio, inclusive profissionalizante, ser residente e domiciliado no Município de São Paulo, além de estar desempregado ou ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo e esteja recebendo seguro desemprego.