Notícia na íntegra

Quinta-feira, 23 de Abril de 2020

Prefeitura registra mais de 416 mil acolhimentos de pessoas em situação de rua em um mês

Rede de acolhimento foi ampliada com sete novos equipamentos emergenciais por meio de ações intersecretariais; pias para higienização foram instaladas na região central

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realizou 416.704 acolhimentos (uma mesma pessoa pode ser acolhida em todos os dias e entrar várias vezes na soma) de pessoas em situação de rua entre os dias 16 de março e 17 de abril. 

A partir do decreto 59.283, publicado dia 16 de março, foram criados sete novos equipamentos emergenciais por meio de ações intersecretariais, com funcionamento 24h, abrindo 594 novas vagas para pessoas em situação de rua. 

A SMADS ampliou a oferta de equipamentos onde a população em situação de rua tem acesso a refeições, banheiros, kits de higiene e orientações. Na região da Luz, desde 26/03, foi instalado um Núcleo de Convivência de caráter emergencial, para servir 200 refeições à população local (almoço e café da tarde). No dia 03/04, outro núcleo começou a funcionar, na região do Cambuci, com capacidade de oferecer café da manhã, almoço e café da tarde para 200 pessoas.

A rede municipal conta com 10 Núcleos de Convivência, com 3.172 vagas. Para os Núcleos de Convivência da Sé, Chá dos Padres, Prates e Porto Seguro, foram aditados em caráter emergencial mais de 1.260 vagas.

Na região central da cidade, a Prefeitura instalou estações para ofertar melhores condições de higiene à população em situação de rua, com chuveiros para tomarem banho. A ação Vidas no Centro realizou, de 4 a 22 abril, 60.679 atendimentos nas 7 estações localizadas no Triângulo SP e Centro Histórico. A média diária é de mais de 3.000 atendimentos. Mais detalhes sobre o projeto estão disponíveis aqui.

Segundo o Censo da População em Situação de Rua 2019, realizado pela empresa Qualitest Ciência e Tecnologia Ltda, 24.344 pessoas estão em situação de rua na cidade de São Paulo. 

Pias para higienização na região central

A Secretaria Municipal das Subprefeituras também instalou 11 pias com água potável fornecida pela Sabesp para auxiliar as pessoas em situação de rua a lavarem as mãos, nesse período de pandemia da covid-19, nos seguintes locais: Praça da Sé, Praça Ouvidor Pacheco e Silva, Largo São Francisco, Largo do Paissandú, Pateo do Collegio, Praça da República, Largo do Arouche, Parque Dom Pedro, Largo General Osório, Praça da Liberdade e Praça Princesa Isabel. 

A SMADS destacou funcionários para fornecer orientações sobre a higienização das mãos e distribuir sabonetes nos pontos das pias comunitárias instaladas na cidade. Foram distribuídos 3,6 mil kits de higiene por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania junto à empresa Colgate, por meio da Cruz Vermelha.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn