Terça-feira, 17 de Dezembro de 2019 | Horário: 14:03

Prefeitura reforma elevadores para pessoas com deficiência em 29 clubes municipais

Restaurados e já em funcionamento, aparelhos permitirão maior participação desse público neste verão

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), realizou reformas em 29 elevadores de piscinas municipais de centros esportivos da capital. A melhoria permitirá que as pessoas com deficiência possam frequentar os parques aquáticos durante este verão.

“Essa gestão não apenas zela pelos equipamentos públicos mas, acima de tudo, entende que esses espaços devem ser usados para incluir, socializar e oferecer oportunidades para todos”, ressalta o secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Bezerra Jr.

Existem piscinas de todos os tamanhos e profundidades, desde infantil até olímpica, com salva-vidas capacitados para garantir a segurança da população. O horário de abertura dos parques aquáticos é das 8h às 17h, exceto às segundas, quando fecham para manutenção. Para frequentar as piscinas é necessário se associar ao Centro Esportivo e fazer uma carteirinha. Basta levar documento de identidade, comprovante de endereço e duas fotos 3x4.

Segundo dados revistos pelo IBGE em 2017, na cidade de São Paulo há cerca de 1 milhão de pessoas que declararam ter algum tipo de deficiência. Para o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, é primordial estimular o uso de espaços públicos acessíveis: “Muitas vezes, o munícipe com deficiência não pratica esportes por não saber que os Centros Esportivos possuem estrutura necessária para incluí-los”, enfatiza.

Confira a lista dos Centros Esportivos que passaram por reforma:

- CE Imirim

- CE Ibirapuera

- CE Ipiringa

- CE Barra Funda

- CE Cambuci

- CE Lapa

- CE Pirituba

- CE Jaguaré

- CE Butantã

- CE JD Celeste

- CE Campo Limpo