Quarta-feira, 5 de Outubro de 2016

Prefeitura recupera mais de R$ 630 milhões com ações de combate à corrupção

Horário: 00:00
Citibank pagou US$ 15 milhões e UBS mais US$ 10 milhões por terem movimentado recursos desviados na Operação Águas Espraiadas, na gestão 1993-1996, somando mais de US$ 43 milhões recuperados do caso
1433914-Coletiva Sobre Repatriação de Recursos

As ações de combate à corrupção realizadas pela Prefeitura de São Paulo já recuperaram, por meio de trabalhos de investigação da Controladoria Geral do Município (CGM), mais de R$ 630 milhões para os cofres da cidade, recursos que tinham sido desviados por atos de corrupção.

No início de agosto, em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), a Prefeitura repatriou US$ 25 milhões em indenizações pagas por dois bancos estrangeiros, Citibank Genebra e UBS de Zurique, por movimentarem recursos desviados dos cofres municipais na Operação Águas Espraiadas, iniciada na gestão que governou a cidade entre 1993 e 1996.

Em 2014, o município já tinha recebido indenização de US$ 18 milhões pagos pelo grupo Deutsche Bank também por movimentar recursos desviados nesse caso. Os três bancos concordaram em pagar os valores para evitar a adoção de medidas judiciais contra eles. Convertidos em moeda brasileira, os três acordos somam mais de R$ 145 milhões que a cidade já conseguiu repatriar somente da Águas Espraiadas.

Além disso, a Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico já lavrou R$ 348 milhões em multas para empresas que recolheram menos impostos mediante pagamento a um grupo de auditores da Prefeitura em gestões anteriores no caso conhecido como Máfia do ISS, que operou de 2009 a 2012.

Desse total já atualizado, R$ 121 milhões foram pagos aos cofres públicos e R$ 34 milhões foram parcelados. O restante, cerca de R$ 193 milhões, está em trâmite na esfera administrativa ou em discussão no judiciário. Ainda na Máfia do ISS, mais R$ 330 milhões em bens foram bloqueados de agentes públicos envolvidos no caso.

“Estamos falando de mais de R$ 750 milhões, que é um volume expressivo para o tamanho de um município de recursos que irão voltar para os cofres municipais e vão ser devolvidos para a sociedade na forma de serviços e equipamentos”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, em agosto, na entrevista coletiva na qual foi anunciada a repatriação dos recursos dos dois bancos estrangeiros.

Imagens para download:
Crédito: Fernando Pereira/Secom