Segunda-feira, 31 de Julho de 2017 | Horário: 18:46

Prefeitura recebe R$ 45 milhões do Estado para a construção de novas creches

Convênio foi assinado nesta manhã em uma reunião no Palácio dos Bandeirantes

O prefeito João Doria e o governador Geraldo Alckmin firmaram nesta segunda-feira (31) um convênio que autoriza o repasse de R$ 45 milhões do Estado para a construção de novas creches na cidade. O acordo foi feito durante uma reunião no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul.

Além da verba recebida, a Secretaria Estadual da Educação disponibilizou 29 terrenos como sugestão para a construção de creches. Funcionários da Secretaria Municipal de Educação (SME) já avaliaram 18 deles como viáveis. Os outros 11 prédios e unidades escolares com espaços ociosos foram identificados como de interesse pela Prefeitura e estão em análise.

“A nossa prioridade absoluta na área da Educação é para as creches. A liberação deste dinheiro irá permitir a aceleração do programa de implantação de creches e a nossa meta até março do ano que vem é conseguir mais 60 mil vagas em creche no município de São Paulo”, disse o prefeito.

No início de 2017, foi lançado o programa Nossa Creche. A meta da gestão é expandir em 30% (85,5 mil) as matrículas em creche na Rede Municipal de Ensino até 2020. A ampliação está sendo realizada principalmente por meio de novas parcerias com organizações da sociedade civil. Em seis meses, já foram abertas 5.268 novas vagas.

Transporte Escolar

Com o objetivo de otimizar o transporte escolar feito no município, a Prefeitura e o Governo do Estado decidiram integrar o serviço, garantir mais economia aos cofres públicos e, sobretudo, prestar um melhor atendimento aos estudantes e a suas famílias. Os estudos estão em fase conclusiva.

As discussões ocorrem em duas frentes com a negociação do transporte dos alunos da rede estadual pela Prefeitura, a partir de 2018, e também para a elaboração de um termo de compartilhamento do uso do Sistema Estadual de Georreferenciamento de Transporte com o município.