Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2021 | Horário: 19:42

Prefeitura recebe doação do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR)

Termo firmado nesta terça-feira (23/2) formaliza a doação de infraestrutura da agência das Nações Unidas para o CRAI Móvel e Centros de Acolhida para imigrantes e refugiados

A Prefeitura de São Paulo, por intermédio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), assinou hoje, 23/02, um Termo de doação do ACNUR, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, para a doação de móveis de infraestrutura.

No tratado foram doadas tendas, mesas e cadeiras para realizar o atendimento do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI) Móvel, equipamento da SMDHC que oferece orientação sobre regularização migratória, documentação e acesso aos serviços municipais de forma itinerante. Para os Centros de Acolhida para Imigrantes e Refugiados da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, foram doados beliches, colchões, refrigerador e fogão para aprimorar o atendimento à população imigrante em período de enfrentamento à pandemia.

Momentos antes da assinatura, a coordenadora do CRAI, Rebeca Duran, e o Gestor de atendimento, Grevisse Mulamba, apresentaram toda a estrutura do CRAI para o representante do ACNUR, José Egas e para a Chefe de escritório do ACNUR de São Paulo, Maria Beatriz Nogueira, contando um pouco da história e da rotina de atendimento à população imigrante e refugiada da capital.

Após a assinatura, a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto, fez questão de frisar a importância da parceria:

“Esses móveis que foram doados pelo ACNUR são fundamentais na composição dos centros de acolhida e da nossa unidade móvel, ajudando a realizar um atendimento com segurança e carinho prevendo todas as regras de distanciamento nesse período de pandemia. Para nós, é muito importante essa atuação em parceria, que não vem de hoje, com o ACNUR. Estamos muito felizes e agradecidos com o beneficio que vai representar a esta parcela da população de imigrantes e refugiados”.

O CRAI, Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes, é um serviço público da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, da Prefeitura de São Paulo. Localizado no centro da cidade de São Paulo, o centro é responsável pela oferta de apoio especializado e multilíngue para imigrantes, com foco em orientações para regularização migratória e acesso a direitos sociais, orientação jurídica e de serviço social, bem como encaminhamento de denúncias de violações de direitos humanos. Agora, este serviço público conta com o apoio do CRAI Móvel e, dessa forma, o equipamento amplia seu alcance para levar estes serviços a diversos pontos da cidade.