Quarta-feira, 25 de Abril de 2018

Prefeitura recebe doação de armamento para Guarda Civil Metropolitana

Pistolas doadas pela Glock do Brasil serão usadas em quatro setores da GCM
1534047-Doação de 600 Pistolas .380 Glock . GCM . SMSU

A Glock do Brasil formalizou nesta quarta-feira (25) a doação de 600 pistolas modelo G25 à Prefeitura, com valor estimado em cerca de R$ 1 milhão. O armamento será utilizado pelas equipes da Inspetoria de Operações Especiais (IOPE), Guarda Ambiental, Inspetoria de Apoio Motorizado e pelo canil da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Segundo o secretário municipal de Segurança Urbana, coronel José Roberto Oliveira, com a doação a GCM passa a ter o que há de mais moderno no mundo. “Poucas policias possuem esse armamento no Brasil. Teremos pistolas de ponta. O que há de mais moderno no mundo”, destacou.

Atualmente, a GCM conta com um efetivo de 6 mil guardas, que utilizam revólver calibre 38 e pistolas. O modelo doado é parecido, inclusive no peso e tamanho, mas tem peculiaridades. Compactas e semiautomáticas, as pistolas pesam 774g (totalmente municiadas) e são de origem austríaca. O cano tem um comprimento de 10,2 cm e as armas também contam com mola do gatilho (padrão), mola do percussor (24n), encosto da mola (padrão), massa de mira (polímero), liberador do carregador (padrão), alavanca do retém ferrolho (padrão) e alça de mira (polímero).

Segundo o presidente da Glock do Brasil, Franco Giaffone, a arma é usada em outras cidades no mundo. “Ficamos sabendo que a Prefeitura tinha o interesse de modernizar o armamento da GCM e decidimos colaborar com a segurança da cidade com a mesma pistola utilizada pela prefeitura de Nova York”, disse.

Os guardas serão capacitados no Centro de Formação da GCM para aprenderem a manusear o novo armamento e, antes de as pistolas entrarem em circulação, também serão necessários trâmites internos como o processo de contagem e inserção no patrimônio.

Outras doações

Desde janeiro de 2017 a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) também já recebeu a doação de 90 motos, 6 veículos elétricos, mais de 2 mil câmeras e 8 drones. O prefeito Bruno Covas ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.