Notícia na íntegra

Quinta-feira, 25 de Maio de 2017 | Horário: 14:14

Prefeitura recebe doação de 20 mil cobertores para CTAs

Peças cedidas pelo Magazine Luiza serão utilizadas nos Centros Temporários de Acolhimento a pessoas em situação de rua
1090729-Coletiva de Imprensa – Doação de cobertores para população em situação de rua

O prefeito João Doria e o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Filipe Sabará, anunciaram nesta quinta-feira (25) a doação de 20 mil cobertores feita pela rede varejista Magazine Luiza, sem custos para o município. Eles irão reforçar o estoque e equipar os novos Centros Temporários de Acolhimento (CTAs), que serão inaugurados até o fim do ano, além do CTA que já está em funcionamento no Brás. Os serviços prestam atendimento e ofertam acolhimento à população em situação de rua do município. 

“Gostaria de registrar um profundo agradecimento pelo recebimento dessa doação para as pessoas em situação de rua. Os 20 mil cobertores vão abastecer os CTAs, as unidades de acolhimento e também as necessidades da população que ainda não está abrigada. Já destinamos 5 mil cobertores para a Pastoral [Povo de Rua], para que o Padre Julio Lancellotti e equipe possam fazer uso antes da chegada do inverno”, disse o prefeito João Doria. 

Os itens, inclusive, já estão sendo entregues no almoxarifado da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). As peças doadas, com valor estimado em R$ 400 mil, tem a composição à base de algodão e poliéster, mais duradouras. O prefeito ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade. 

Seguindo a proposta da atual gestão de requalificação e ampliação dos serviços que ofertam acolhimento à população em situação de rua, o CTA funciona como um serviço transitório que, além do acolhimento, também oferta uma rotina de atividades diárias aos conviventes, com qualificação e oportunidades de estudo e emprego para que o acolhido consiga a sua autonomia total. Os espaços também devem contar com canis para que os moradores em situação de rua possam ser recebidos com seus cães. 

Primeiro CTA

O primeiro CTA, localizado na Avenida Alcântara Machado, foi inaugurado em 10 de maio. O serviço 24 horas será mantido por meio de parceria entre a administração municipal e a Associação de Auxílio Mútuo da Região Leste (Apoio), ofertando 164 vagas de acolhimento e outras 100 vagas de convivência.

O espaço foi totalmente adaptado para receber os novos conviventes após passar por reformas com a adequação das redes de esgoto e elétrica, delimitação das salas de atendimento, cozinha, ambulatório, etc. A equipe de atendimento é composta por 33 colaboradores, que exercem as funções de gerente de serviço, assistente técnico, assistentes sociais, técnico especializado, técnico especializado em informática, psicólogo e agentes operacionais.

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn