Quarta-feira, 14 de Março de 2018 | Horário: 17:40

Prefeitura recebe da Siemens ferramenta que auxilia sustentabilidade das cidades

Ferramenta de Desempenho da Cidade vai auxiliar o município de São Paulo a testar e aplicar medidas que ajudem a reduzir a emissão de poluentes

O prefeito João Doria e o CEO mundial da Siemens, Joe Kaeser, assinaram nesta quarta-feira (14), durante encontro no Fórum Econômico Mundial – América Latina, Termo de Cooperação para o desenvolvimento de iniciativas, estudos e planos estratégicos com o objetivo de reduzir a emissão de poluentes na capital paulista. “Esta iniciativa faz parte da nossa visão de cidades inteligentes, onde a Siemens é referência, com sua ampla experiência global”, afirmou o prefeito.

A Siemens vai disponibilizar sua Ferramenta de Desempenho da Cidade (CyPT -City Performance Tool), um sistema inteligente de análise de dados que ajuda os administradores municipais a identificar áreas prioritárias em que devem investir com o objetivo de se tornarem suas cidades mais sustentáveis, especialmente no que se refere à redução da emissão de CO2,(dióxido de carbono), NOx (óxidos de nitrogênio) e materiais particulados.

A ação é similar às que a Siemens realiza em dezenas de cidades ao redor do mundo, como São Francisco, cidade do México, Copenhagen e Madri, entre outras. O CyPT também opera como plataforma colaborativa entre cidades. Ele permite, por meio da análise de dados de outras cidades pelo mundo, a aplicação de melhores práticas e lições aprendidas.

“A ferramenta auxilia na tomada de decisões. Se a administração municipal quiser avaliar a implementação de novos corredores BRT, ou de ônibus elétricos ou linhas novas de Metrô, ela consegue medir o impacto da solução na redução de poluentes, simulando melhores cenários para os resultados esperados, antes de implementá-la”, explica o CEO da Siemens no Brasil, André Clark.

Segundo Tiago Barreira, diretor do departamento City IT Applications da Siemens, por meio da simulação de cenários, a cidade poderá medir a expectativa do cumprimento de seus objetivos, assim como identificar pontos em que ações específicas devam ser priorizadas.

“Será possível processar informações relacionadas ao perfil da cidade nos âmbitos de edificações, origem da energia consumida e sua distribuição além de mobilidade urbana, e cruzar esses dados com as metas atuais das cidades e suas expectativas de crescimento”, acrescenta ele.