Segunda-feira, 13 de Abril de 2020 | Horário: 20:23

Prefeitura realiza oficinas virtuais sobre ações de adaptação à mudança climática

Ações debatidas serão revisadas e incluídas no Plano de Ação Climática, que está sendo construído desde a assinatura do Deadline 2020, compromisso assumido pelo prefeito com a Rede C40

Como parte do Plano de Ação Climática, a Prefeitura de São Paulo, por meio da sua equipe internacional, em conjunto com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, a C40, Waycarbon e ICLEI, realizou com a presença de diversos representantes de secretarias do município, uma série de oficinas virtuais intituladas "Planejando a adaptação à mudança climática no município de São Paulo". As atividades ocorreram entre os dias 25 e 27 de março e 02 de abril, e foram oferecidas para 13 secretarias, totalizando 40 participantes.

As oito reuniões técnicas online tiveram como objetivo identificar ações de adaptação às mudanças climáticas em seis eixos temáticos: Moradia e Ambiente Construído; Saúde e bem-estar; Mobilidade e Transportes; Água; Serviços Ecossistêmicos e Segurança Alimentar. A partir desses encontros, será possível fazer uma compilação de práticas a serem revisadas e incluídas no Plano de Ação Climática, documento estratégico que demonstra como a cidade de São Paulo vai adequar suas ações aos compromissos do Acordo de Paris.

As palestras e os debates foram mediados pela Assessora da C40 para a cidade de São Paulo, Nathalie Badaoui, pelo Gerente da Rede de Alagamentos Urbanos da C40, Pedro Ribeiro, pela Gerente de Adapatação da WayCarbon, Melina Amoni e pelo Gerente de Políticas Públicas da WayCarbon, Tiago Cisalpino.

"Ao estabelecer o compromisso com o Plano de Ação Climática, São Paulo passou a fazer parte de um grupo global de 90 cidades que estão empenhadas em construir um futuro sustentável. Oficinas como essas são importantes para que possamos reafirmar este compromisso entre as diversas secretarias para que a adoção de políticas setoriais reflitam isso", considera o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes.

Fundado em 2005, o Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima promove a colaboração e a troca de experiências entre cidades para elaborar ações eficazes frente às mudanças climáticas. Além de São Paulo, os municípios brasileiros de Curitiba, Rio de Janeiro e Salvador também têm trabalhado em seus próprios Planos de Ação Climática; cada um deles adaptado às necessidades e organizações locais.