Terça-feira, 6 de Dezembro de 2022

Prefeitura realiza mapeamento arbóreo na região Central

Horário: 00:00
Levantamento feito pela equipe de áreas verdes contribui para o cuidado com as árvores.

A Prefeitura, por meio da Subprefeitura Sé, inova no cuidado com as árvores da região Central, utilizando o Programa de Mapeamento Arbóreo, um levantamento de dados de extrema importância realizado pela Coordenadoria de Projetos e Obras juntamente com os engenheiros agrônomos.

O mapeamento trata-se do cadastramento de todos os exemplares arbóreos existentes nos oito distritos administrados pela Subprefeitura Sé: Bom Retiro, Santa Cecília, Consolação, Bela Vista, República, Liberdade, Cambuci e Sé. Todas as árvores foram vistoriadas, uma a uma, dessa forma foi possível obter dados de cada indivíduo arbóreo e assim elaborar um Laudo Técnico pelo qual é definido a necessidade de manejo de cada espécie.

“O planejamento arbóreo é uma metodologia que está em desenvolvimento e melhorada a cada circuito (repasse da vistoria das árvores no mesmo local). A primeira equipe foi enviada em abril de 2020 para dar início ao projeto, atualmente há um total de 44.587 árvores cadastradas no programa”, ressalta o Coordenador de Projetos e Obras, Nilson Kuratomi.

De acordo com os engenheiros agrônomos da Subprefeitura Sé, Elvis S. e Ariana M.: “Quando se executa serviços em todas as árvores que necessitam de manejo em toda a extensão da rua, é possível mitigar as solicitações dos munícipes sobre esta determinada área, aumentando a eficiência no atendimento da Subprefeitura”. Além disso, eles concluem que deve-se levar em consideração na execução do manejo arbóreo as condições do entorno, o apoio de órgãos como CET e ENEL, e as condições climáticas.

O conhecimento das características de cada espécie arbórea colabora para o entendimento de sua vida útil na área urbana. Todo manejo realizado é baseado no Manual Técnico de Arborização Urbana, disponibilizado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

“As equipes da Subprefeitura Sé seguem empenhadas nos cuidados com a arborização urbana. Utilizando o Programa de Mapeamento Arbóreo será possível promover ainda mais qualidade de vida à população, com a preservação dos espaços, a qualificação da paisagem, entre outros benefícios”, finalizou o subprefeito da Sé, Marcelo Salles.

Os dados levantados pela Subprefeitura são fundamentais para a priorização das ações, otimização da força de trabalho e conhecimento das áreas com menor densidade arbórea para um planejamento de plantio, além auxiliar na prevenção de quedas nos períodos de chuvas mais intensas.