Notícia na íntegra

Sexta-feira, 31 de Julho de 2020

Prefeitura promove III Semana Municipal da Primeira Infância

Horário: 00:00
Evento, que será realizado entre os dias 3 e 7 de agosto, contará com rodas de conversas, oficinas, contações de histórias e vídeos online

A Prefeitura de São Paulo promove, entre os dias 3 e 7 de agosto, a III Semana Municipal da Primeira Infância. A iniciativa, que acontece com o apoio do UNICEF, integra o calendário oficial da cidade de São Paulo e tem como objetivo divulgar a pauta da primeira infância e sua importância nas politicas públicas do Município de São Paulo. Assim como nas edições anteriores, a Semana busca estimular o envolvimento da sociedade e das famílias na valorização e nos cuidados da primeira infância, promovendo debates e oficinas sobre temas relacionados ao desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos.

O público alvo da Semana é diverso: a população em geral, para tomar conhecimento da importância do período inicial da vida; pais/cuidadores e familiares de crianças pequenas, para fortalecê-los no seu papel de cuidadores; servidores públicos que atuam nas políticas públicas voltadas para a primeira infância, para qualificar o seu conhecimento e sua atuação. E, por fim, as próprias crianças, com o intuito de reafirmar o seu direito ao lazer, à cultura e ao brincar.

Eventos virtuais

Devido ao atual contexto da pandemia de covid-19, os eventos deste ano ocorrerão de forma virtual, e a temática do Coronavírus e de seus diversos impactos na primeira infância será abordada nas rodas de conversa com especialistas convidados. A Semana deste ano contemplará, ainda, a divulgação do primeiro balanço da implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) 2018-2030, que será apresentado no encerramento da Semana, no dia 07 de agosto pela Comissão de Avaliação do PMPI, composta por representantes da Prefeitura, Câmara Municipal e sociedade civil.

Todos os eventos da Semana terão tradução simultânea em Libras, e serão transmitidos pelo canal do Youtube “Primeira Infância – Prefeitura de São Paulo”, clique aqui para acessar o canal. 


Além dos eventos ao vivo, serão disponibilizados no canal do Youtube os vídeos produzidos por Serviços de Assistência Social à Família (SASFs), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, com propostas de brincadeiras para crianças na primeira infância, assim como contações de histórias realizadas pelas bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura.

"A Semana Municipal da Primeira Infância tem o intuito de informar a sociedade sobre a importância da faixa etária dos 0 aos 6 anos na vida de uma pessoa, e fomentar o debate e a reflexão sobre políticas públicas para a primeira infância. A Prefeitura de São Paulo reconhece a primeira infância como uma janela de oportunidade, por meio da qual é possível promover uma sociedade mais justa e igualitária", explica Karina Tollara d’Alkimin, assessora especial na SGM e coordenadora da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância.

"Mediante a Política Municipal Integrada pela Primeira Infância, que envolve diversas Secretarias Municipais, a Prefeitura de São Paulo tem investido de forma prioritária na consolidação de uma política pública que atenda de forma integral e integrada as necessidades das crianças de 0 a 6 anos no município, de modo a assegurar os seus direitos e proporcionar o seu pleno desenvolvimento", completa Karina Tollara d’Alkimin.

Confira abaixo a programação completa da III Semana Municipal da Primeira Infância.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn