Terça-feira, 16 de Junho de 2020

Prefeitura realiza debate online sobre a cultura no período pós-pandemia

Iniciativa contou com a participação do médico e escritor Drauzio Varella

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), promoveu na última quinta-feira (11/06) o debate online “Diálogos Cultura Presente - Pensamentos sobre o futuro das artes”. O evento contou com a participação do Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, e  do médico e escritor Drauzio Varella, e foi mediado pela jornalista, consultora de moda e diretora do Centro Cultural São Paulo (CCSP), Erika Palomino, para falar sobre os protocolos de retomada das atividades culturais na cidade de São Paulo.

Durante o debate, os convidados abordaram a vocação cultural de São Paulo e os desafios impostos pela pandemia às atividades artísticas. “De todos os segmentos, a cultura foi a área que sofreu mais”, afirmou Drauzio Varella.

Para o secretário Luiz Alvaro, as atividades culturais estão sendo reinventadas durante a quarentena: “Existe uma busca por uma reinvenção da maneira de ofertar e consumir a cultura no mundo todo, principalmente aqui em São Paulo, onde a cultura é um grande pilar para a cidade”, explicou.

De acordo com o secretário, podemos observar as ações que foram efetivas no exterior e analisar a implementação delas no Brasil. "A Alemanha já retomou a abertura de teatros e cinemas, mas com apenas 15% da capacidade. Parques foram abertos com a delimitação de espaços individuais para cada um. Exemplos como esses funcionariam aqui. Entretanto, é importante salientar que ainda estamos de quarentena e a preocupação com a saúde da população é a prioridade do prefeito Bruno Covas", destacou.

O Plano São Paulo, elaborado pelo Governo Estadual, prevê que as atividades culturais sejam retomadas somente na última fase de abertura dos setores da economia. A expectativa é para que os eventos voltem a ser realizados em 2021. Para saber mais, acesse esse site.

Cultura Presente

O ciclo de “Diálogos Cultura Presente - Pensamentos sobre o futuro das artes” realizou uma série de debates sobre os caminhos para as manifestações artísticas no período pós-quarentena. A iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, proporcionou discussões online e abertas à população.