Segunda-feira, 6 de Maio de 2019 | Horário: 20:01

Prefeitura realiza audiências públicas sobre proposta do plano cicloviário

Medida objetiva receber contribuições sobre projeto; população também poderá fazer sugestões em consulta pública na internet

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), realizará 10 audiências públicas em todas as regiões da cidade sobre a proposta do novo plano cicloviário para o biênio 2019/2020. A medida tem como objetivo apresentar à população as propostas de conexões da malha cicloviária, além de receber recomendações, sugestões, críticas, propostas ou outros elementos que viabilizem a implantação de ciclovias e ciclofaixas, tornando o processo mais transparente, colaborativo e democrático.

A primeira audiência ocorrerá em 23 de maio na Casa de Cultura Salvador Ligabue, na Freguesia do Ó, Zona Norte, às 19h (confira abaixo o calendário e o local das audiências).

A iniciativa atende à exigência da Lei Municipal Nº 16.885/2018, de 2018, que determina que a implantação de vias exclusivas para bicicletas deve ser precedida de audiência pública.

Além das audiências, a SMT disponibilizou para consulta pública a proposta do novo plano cicloviário para o biênio 2019/2020, que ficará disponível no link https://participe.gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/plano-cicloviario até 26 de maio.

O Plano de Metas para o Biênio 2019/2020 prevê a implantação de 173 quilômetros e 350 metros de infraestrutura cicloviária voltados para conexões da malha existente, além da requalificação de 310 quilômetros e 600 metros de ciclovias e ciclofaixas existentes na cidade.

A indicação dos locais para a implantação de conexões da malha cicloviária teve como base a interligação com diferentes modais de transporte, a conectividade entre os trechos já existentes e a abrangência de toda cidade, levando-se em conta as características e volume de tráfego de cada via.

Calendário
As audiências ocorrerão agrupadas por subprefeituras, seguindo o cronograma abaixo:

23 de maio – Região Norte 1:
Subprefeituras: Perus, Pirituba, Freguesia Do Ó/Brasilândia e Casa Verde/Cachoeirinha
Horário:
19h - 21h
Local: Casa de Cultura Salvador Ligabue
Endereço: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, nº 215, Freguesia do Ó

24 de maio – Região Norte 2:
Subprefeituras: Jaçanã/Tremembé, Santana/Tucuruvi, Vila Maria /Vila Guilherme
Local: Auditório da Subprefeitura Santana/Tucuruvi
Endereço: Av. Tucuruvi, nº 808, Tucuruvi