Segunda-feira, 8 de Agosto de 2022 | Horário: 10:37

Prefeitura realiza ações educativas para comemorar o Dia do Pedestre

Entre outras iniciativas, haverá atividade no Terminal Mercado, ação com estudantes, mensagens sonoras e cartazes nos terminais e posts nas redes

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, realizará mais uma ação de conscientização sobre a segurança no trânsito a partir desta segunda-feira (8), quando é comemorado o Dia do Pedestre. Em uma delas, que vai até terça-feira, (16), serão expostas mensagens de segurança e cidadania em formato de cubos que podem ser fotografados e compartilhados pelos passageiros. A exposição ficará no Terminal Mercado, na região central.

A fim de evitar sinistros durante uma manobra do ônibus, os passageiros também receberão orientação sobre os adesivos afixados nas laterais dos veículos coletivos, que indicam onde os motoristas têm pouca visibilidade.

Também haverá mensagens transmitidas pelos autofalantes dos terminais com frases referentes à segurança do pedestre. Para reforçar o assunto, a SPTrans vai abordar o tema em seu site e suas redes sociais. Cartazes serão fixados nos terminais com frases incentivando a segurança, como “A preferência sempre é do pedestre” e “Motorista: proteja o pedestre”.

O objetivo da SPTrans é alertar de forma recreativa a população sobre a importância de fazer o uso correto da faixa de pedestre, ou seja, fazer a travessia sempre em locais que ofereçam visibilidade e segurança, com atenção redobrada para o que acontece ao redor.

As ações visam a construção de uma cultura de respeito à travessia e à sinalização viária, com foco na redução dos riscos e sinistros.

Incentivo ao respeito e à segurança
Na quinta-feira (11), das 9h às 11h30, será realizada a atividade “Andar de Ônibus em SP”, com estudantes do sistema CEU, no CEU Quinta do Sol. A ação busca incentivar o uso do transporte público entre crianças e adolescentes e formar os passageiros do futuro, por meio de instruções sobre comportamento e cidadania nos ônibus, reforçando os conceitos de respeito ao próximo e como viajar com segurança. Também serão reforçados aos alunos os conceitos de segurança e prevenção de sinistros relacionados a pedestres.

Nessa atividade, os estudantes embarcam em um ônibus que estará estacionado no pátio do CEU, onde poderão localizar o validador, o botão de acionamento de parada e identificar os assentos preferenciais. O coletivo escolhido para essa atividade promove a nova campanha da SPTrans, “Ponto Final ao Racismo”.

Cenário interativo com mensagens educativas - Terminal Mercado
Data: 08 a 16/08
Local: Terminal Mercado: Espaço Expresso Tiradentes
Serviço: Cubos com mensagens de segurança e cidadania, que ficarão à disposição da população para fotografias