Sexta-feira, 3 de Julho de 2020

Prefeitura realiza ações de combate à covid-19

Entre as ações estão a inauguração de novos hospitais e atendimento às comunidades carentes

Com o objetivo de proteger a população, a Prefeitura de São Paulo realiza diversas ações para o enfrentamento ao coronavírus na capital. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou a qualificação da rede de assistência e a capacitação de profissionais de Saúde que atuaram como multiplicadores das boas práticas em mais de mil equipamentos de Saúde da rede municipal, em todas as regiões da cidade.

Para combater a covid-19, a Prefeitura atuou de maneira emergencial na ampliação de leitos hospitalares. Antes da pandemia, a cidade contava com 507 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e hoje conta com 1.340 leitos. Foram inaugurados novos hospitais, como o Brasilândia, Bela Vista e Guarapiranga, além da chegada de novos respiradores entregues pelo governo estadual. Já no Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch (M'Boi Mirim), uma unidade anexa foi construída e 100 leitos foram incorporados à operação da unidade, e permanecerão após o fim da pandemia para uso dos moradores da região.

Hospitais de campanha

Logo no início da pandemia na cidade, em pouco mais de duas semanas, a Prefeitura ergueu dois Hospitais Municipais de Campanha -  Anhembi e Pacaembu -  com capacidade para 2.000 leitos, sendo 80 deles de estabilização. Até o momento, 6.515 pacientes já passaram pelas unidades, dos quais 5.266 receberam alta e puderam voltar para suas casas. O HMCamp do Pacaembu, que começou a receber pacientes no dia 6 de abril, após cumprir um importante papel na recuperação de pacientes com a Covid-19, teve suas atividades encerradas em 29 de junho, após queda nos índices de internação no município.

Além disso, a Prefeitura segue realizando ações em comunidades e nas regiões mais distantes do centro. Os mais de nove mil Agentes Comunitários de Saúde realizaram, até o dia 19 de junho, 1,3 milhão de abordagens, com visitas e orientações em cerca de 8.800 ações comunitárias. Em toda a cidade de São Paulo, as ações destes Agentes e equipe multiprofissional foram direcionadas para enfrentamento à Covid-19. Além disso, vale ressaltar que as ações da SMS nas comunidades consideram as particularidades de cada território nas seis Coordenadorias Regionais de Saúde.