Quarta-feira, 5 de Agosto de 2020 | Horário: 18:38

Prefeitura realiza 78% a mais de poda de árvores este ano, em relação a 2019

A evolução deve-se ao aumento das equipes e à intensificação nos trabalhos para o atendimento das solicitações do SP156

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, realizou mais de 88 mil podas de árvores este ano, 78% a mais do que no mesmo período de 2019. O motivo da evolução deve-se ao aumento das equipes em 2020 e à intensificação nos trabalhos para o atendimento das solicitações dos munícipes no SP156.

Atualmente, há 112 equipes contratadas na cidade para manejo arbóreo, isto é, realização de poda e remoção de árvores, quando atestada a necessidade por um engenheiro agrônomo da Prefeitura. Em 2019, neste mesmo período, as 96 equipes realizaram 49.484 podas e durante o ano todo, 117.856.

Prefeitura e Enel - Novo convênio

Em casos em que a árvore estiver próxima à rede de energia, o trabalho deverá ser realizado pela Enel SP. Para garantir a eficientização desses serviços e melhorar a comunicação entre os órgãos, a SMSUB firmou um convênio com a concessionária que inovou a forma com que o trabalho é realizado em São Paulo.

O objetivo do documento é reunir esforços para minimizar os problemas causados pela queda de árvores no sistema de energia elétrica e garantir a integridade e qualidade da arborização na cidade. Para isso, as podas realizadas pela Enel SP devem ser executadas com as melhores práticas, visando preservar a saúde, o equilíbrio e a estabilidade das árvores.

A troca de informações entre a PMSP e a Enel SP agora é feita por meio de um sistema eletrônico e não mais por ofício, como era anteriormente. A plataforma disponibilizará à administração informações como cronograma de ações da Enel, laudos técnicos e fotos das operações, solicitações de manejo por ambas as partes, justificativas para podas emergenciais e por impossibilidade de realização do serviço, relatórios, entre outros.

Com o sistema foi possível reduzir os prazos de execução dos serviços, uma vez que as permissões serão fornecidas de forma digital, gerando um aumento na quantidade anual de atendimentos. O prazo máximo para realização desse tipo de poda diminuiu de 90 para 60 dias, e a expectativa é que a concessionária realize cerca de 2,5 mil podas por mês, podendo chegar a 25 mil por ano. O número era, em média, de 4,5 mil, até 2018.

Acesse aqui o Termo de Convênio na íntegra.