Notícias

Prefeitura realiza 15ª Semana de Valorização do Patrimônio

Encontros on-line, que serão realizados quarta-feira (12), quinta-feira (13) e sexta-feira (14), discutem o tema “Nossa Cidade, Nossas Memórias”

De Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), realiza a 15ª Semana de Valorização do Patrimônio. Nas próximas quarta-feira (12), quinta-feira (13) e sexta-feira (14), três encontros on-line discutirão o tema “Nossa Cidade, Nossas Memórias”. A transmissão, gratuita, acontece no Youtube e Facebook do DPH.

A abertura acontece na quarta-feira, com a mesa “Patrimônio Cultural: Representações e narrativas”. Mediada pela diretora do CONPRESP Raquel Schenkman, conta com a presença de Camila Raghi (Refúgios Urbanos), Cleiton Ferreira “Fofão” (Comunidade Cultural Quilombaque) e Renato Cymbalista (FAUUSP/Uninove). Na ocasião, serão discutidos os desafios no campo da preservação do patrimônio cultural em uma cidade tão diversa e desigual como São Paulo, considerando as representações e o diálogo com os diferentes indivíduos ou grupos sociais, econômicos e políticos.

Na quinta-feria (13), a mesa discute “Estado e sociedade: fomento e parcerias para incentivos na área do patrimônio cultural” e conta com mediação de Rubens Carmo Elias Filho (OAB/Conpresp e UP Mackenzie) e presença de Luiz Fernando de Almeida (Instituto Pedra), Paula Rocha (SMC/Promac) e Paulo César Garcez Marins (Museu Paulista/USP). O encontro visa discutir as possibilidades de fomento e parcerias para o patrimônio histórico e cultural da cidade.

A mesa “Patrimônio cultural na nuvem: patrimônio cultural e as mídias digitais” encerra a programação na sexta-feira (14). Entre os convidados, estão Douglas Nascimento (São Paulo Antiga), Giselle Beiguelman (FAU USP) e Tainá de Paula (BR Cidades). A mediação é de Patrícia Freire de Almeida (DPH/NVP). O encontro tem como questão central a vivência, apropriação e percepção do patrimônio cultural da cidade no contexto atual de isolamento social e também por meio das mídias digitais.

 

PROGRAMAÇÃO:

Quarta-feira (12) - 17h
Mesa 1 – Patrimônio Cultural: Representações e narrativas
Convidados:
Camila Raghi (Refúgios Urbanos)
Cleiton Ferreira “Fofão” (Comunidade Cultural Quilombaque)
Renato Cymbalista (FAUUSP/Uninove)
Mediação: Raquel Schenkman (SMC/Conpresp e PUC-SP)

quinta-feira (13) - 17h30
Mesa 2 - Estado e sociedade: fomento e parcerias para incentivos na área do patrimônio cultural
Convidados:
Luiz Fernando de Almeida (Instituto Pedra)
Paula Rocha (SMC/Promac)
Paulo César Garcez Marins (Museu Paulista/USP)
Mediação: Rubens Carmo Elias Filho (OAB/Conpresp e UP Mackenzie)

sexta-feira (14) - 17h30
Mesa 3 - Patrimônio cultural na nuvem: patrimônio cultural e as mídias digitais
Convidados:
Douglas Nascimento (São Paulo Antiga)
Giselle Beiguelman (FAU USP)
Tainá de Paula (BR Cidades)
Mediadora: Patrícia Freire de Almeida (DPH/NVP)

Facebook: https://www.facebook.com/dph.departamentodopatrimoniohistoricosp
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCAUP1sF2YpYM6SEqj5b16PQ

Ações do documento