Notícia na íntegra

Quarta-feira, 22 de Junho de 2016

Prefeitura quadruplica porcentagem de reciclagem na cidade

Cidade atingiu índice de 6,56% de processamento de recicláveis nas duas centrais mecanizadas e em cooperativas credenciadas. Coleta seletiva chegou a todos os distritos da cidade
1434604-ANÚNCIO DA UNIVERSALIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA E DO  SITE SP CIDADE LIMPA

A Prefeitura de São Paulo quadruplicou a porcentagem de reciclagem na cidade, que atingiu 6,56% dos resíduos produzidos na Capital. O avanço aconteceu em três anos e meio com a instalação de duas centrais mecanizadas de triagem em 2014 e com o credenciamento de cooperativas de catadores, o que permitiu a implantação do serviço de coleta seletiva em todos os 96 distritos da cidade.

No início de 2013, a cidade reciclava apenas cerca de 1,74% das 12,5 mil toneladas de resíduos de coleta domiciliar produzidos diariamente. "Temos o desafio até o final do ano de atingir 10% de reciclagem. Para isso, nós estamos divulgando um site da Prefeitura, em que é possível verificar dia e horário da coleta seletiva. Temos capacidade instalada para superar a meta, precisamos agora de apoio da população", afirmou Haddad, em visita à Central Mecanizada de Triagem Carolina Maria de Jesus.


O volume de resíduos coletados pelo programa de reciclagem de São Paulo cresceu 113% na comparação com 2012. Enquanto em 2012 o programa coletou 40.274 toneladas de resíduos entre janeiro a dezembro, o volume coletado em 2014 foi de 65.579 toneladas. Em 2015, esse número saltou para 86.110 toneladas de recicláveis.

A cidade de São Paulo produz, diariamente, cerca de 20 mil toneladas de resíduos, dos quais 12,5 mil toneladas são resíduos da coleta domiciliar. Deste montante, 35% sãomateriais recicláveis, como papel, plástico, vidro e metais. "Antes estes resíduos iam para os nossos rios, para terrenos baldios. Agora eles tem um destino, vão voltar para a indústria, para o mercado e para as casas com produtos novos. Isso é cuidar do meio ambiente", disse o secretário Alberto Serra (Serviços). 

Dos 96 distritos da cidade, 52 são atendidos por coleta seletiva em todas as ruas. Nos demais, o serviço está em ampliação. "O crescimento depende da adesão do distrito. Quanto mais pessoas aderem, mais caminhões são colocados na rua. Então, aumentamos o investimento e fazemos mais reciclagem", disse Haddad. No início de 2013, apenas 75 distritos tinham coleta seletiva, dos quais 14 com atendimento em todas as ruas.

Para incentivar a colaboração da população foi lançado nesta quarta-feira (22) o site SP Cidade Limpa. Na página é possível consultar todos os serviços disponíveis em cada rua, os dias da semana e os horários da coleta seletiva, do cata-bagulho e da coleta regular. Também é possível verificar a frequência da varrição e o endereço dos ecopontos e das cooperativas mais próximas.

Ampliação
A chegada da coleta de recicláveis em todos os bairros cumpre a meta 89 do Programa de Metas 2013-2016. "Quando a gestão assumiu, ainda havia 21 distritos sem o serviço. Conseguimos chegar a todos os bairros em parceria com as cooperativas, com os catadores e as catadoras, que foram fundamentais neste processo", afirmou Ricardo Brandão, presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb). Segundo Brandão, para atingir todos os bairros, a frota de caminhões triplicou e a logística da coleta melhorou. O trabalho de expansão segue em 2016, com a abertura até o final do ano de mais 40 ecopontos, 16 ecopraças e cinco pátios de compostagem. 

O crescimento da coleta seletiva beneficiou as cooperativas de reciclagem com recursos e mais infraestrutura. "Quando eu fui catador nas ruaspercebi que éramos invisíveis aos olhos da sociedade. Hoje as cooperativas e os catadores passaram a ter respeito, a serem inseridos no processo da coleta seletiva. Isso me fez entender a importância do nosso trabalho, não só na geração de emprego e renda, mas também na redução do impacto ambiental", conta Telines Basílio, o Carioca, que lidera a Cooperativa de Reciclagem de Capela do Socorro (Coopercaps). A quantidade de cooperativas que recebem o apoio da Prefeitura cresceu de 20 para 31 entidades, parcerias que possibilitam geração de renda, emprego e inclusão social para cerca de 1.100 pessoas.

A Prefeitura investe atualmente R$ 4,16 milhões por ano na remuneração de mão de obra para as cooperativas, responsáveis pela coleta seletiva em 27 distritos da capital. Além disso, mais R$ 10 milhões serão investidos em caminhões, equipamentos de segurança (EPIs), uniformes e galpões. 

Planejamento
As diretrizes para a gestão de resíduos sólidos na cidade estão no Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Cidade de São Paulo (PGIRS), documento elaborado de maneira participativa com entidades e cooperativas. Em 2014, a Prefeitura inaugurou duas centrais mecanizadas, em Santo Amaro e na Ponte Pequena, com capacidade para processar 500 toneladas de recicláveis por dia.

Além da coleta porta a porta, a Prefeitura conta com aproximadamente 92 ecopontos e 1.800 Pontos de Entrega Voluntária, instalados em toda a cidade receber o material reciclável. 

Na agenda ambiental da cidade está ainda a reutilização dos resíduos orgânicos por compostagem, para redução da quantidade de materiais enviados aos aterros sanitários. Em dezembro, a Prefeitura inaugurou a primeira central de compostagem do programa Feiras e Jardins Sustentáveis, como um pátio piloto, para evitar que resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras) coletados nas feiras livres sejam descartados em aterros sanitários.

Como participar da Coleta Seletiva?

- Reserve na sacola bioplástica na cor verde apenas os resíduos destinados à coleta seletiva, como: papel, plástico, vidro e metais e disponibilize-o em até duas horas de antecedência da passagem da coleta na sua rua. Vale ressaltar que não é necessária a separação do material reciclável por tipo, pois os mesmos serão separados pelas cooperativas no momento da triagem.


Quais materiais podem ser reciclados?

. Plásticos
- Garrafas, embalagens de produtos de limpeza
- Potes de cremes, xampus
- Tubos e canos
- Brinquedos
- Sacos, sacolas e saquinhos de leite
- Papéis plastificados, metalizados ou parafinados (embalagens de biscoito, por exemplo)


. Alumínio
- Latinhas de cerveja e refrigerante
- Esquadrias e molduras de quadros

. Metais ferrosos
- Molas e latas

. Papel e papelão
- Jornais, revistas, impressos em geral
- Caixas de papelão
- Embalagens longa-vida

. Vidro
- Frascos, garrafas
- Vidros de conserva

. Materiais não recicláveis
- Cerâmicas
- Vidros pirex e similares
- Acrílico

Dicas de como separar o lixo para coleta
- Plástico: Lave-os para que não sobrem restos do produto, principalmente no caso de detergentes e xampus, que podem dificultar a triagem e o aproveitamento do material. No caso de embalagens com tampas, retire-as

- Vidros: Lave-os e retire as tampas. No caso de vidro quebrado, embale-o em um jornal para evitar possíveis acidentes ao coletor

- Metais: Latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento

- Papéis: Podem ser guardados diretamente em sacos plásticos.

Leia mais
Cidade de São Paulo ocupa posição pioneira em reciclagem de resíduos sólidos 
Cidade ganha segunda central mecanizada de triagem de resíduos sólidos e triplica capacidade de reciclagem 
São Paulo dobra capacidade de reciclagem com primeira central de triagem mecanizada da América Latina 
Coleta seletiva de lixo é ampliada para mais dez distritos da cidade 

FOTOS
Crédito: Fabio Arantes/SECOM

Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7 | Foto 8

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn