Quinta-feira, 15 de Agosto de 2019

Prefeitura prorroga Campanha de Vacinação contra o Sarampo até final de agosto

Campanha voltada para crianças de 6 a 11 meses e jovens de 15 a 29 anos de idade vai até o próximo dia 31

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo informa que a Campanha de Vacinação contra o Sarampo foi prorrogada até o dia 31 de agosto para crianças de 6 a 11 meses e jovens de 15 a 29 anos de idade. A decisão de prorrogar a campanha, que estava prevista para terminar nesta sexta-feira (16) foi adotada em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde após a análise dos dados epidemiológicos e da cobertura vacinal dos dois públicos alvo.

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo na cidade de São Paulo teve início no dia 10 de junho com foco na ampliação da cobertura vacinal e para coibir o crescimento do sarampo na cidade, que chegou a 997 casos da doença. Até quinta-feira (15), a cobertura atingiu 35,4% entre jovens de 15 a 29 anos e 41,3% dos bebês de 6 a 11 meses.

Durante o período da ação, foram adotadas estratégias como instalação de postos volantes em locais de grande circulação de pessoas: estações de trens, metrô e terminais de ônibus e, mais recentemente, em creches, escolas e universidades.

A Secretaria segue com as ações de bloqueio quando há notificação de casos suspeitos de sarampo, geralmente feita por profissionais de Saúde.  As ações têm objetivo de interromper a transmissão da doença, independentemente da confirmação do diagnóstico. Os bloqueios são desencadeados na residência do paciente com suspeita da doença, bem como em locais frequentados por ele, como escola ou local de trabalho. Neste ano, já foram realizadas mais de 3 mil ações do tipo em toda a cidade.