Terça-feira, 28 de Junho de 2022 | Horário: 13:50

Prefeitura propõe auxílio para quem acolher morador em situação de rua

Benefício temporário tem como objetivo reduzir número de pessoas em situação de rua na capital de forma digna e autônoma

Nesta segunda-feira (27), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, encaminhou projeto de lei que institui, além da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, o Auxílio Reencontro. A proposta é criar um benefício financeiro temporário, o Auxílio Reencontro, a quem se dispuser e demonstrar condições de acolher pessoa em situação de rua. Segundo o prefeito, o objetivo é reduzir o número de pessoas em situação de rua na cidade, de forma digna e autônoma, ampliar a proteção social e fortalecer estratégias para a saída qualificada da situação de rua e favorecer o retorno ao convívio familiar e comunitário, O valor e a duração do auxílio serão definidos em Decreto.

Outra iniciativa da Prefeitura de São Paulo para fortalecer estratégias de saída qualificada da situação de rua é a implantação da Vila Reencontro, programa já em andamento, como Política Pública intersetorial. A Vila é um conjunto de moradias sociais para acolhimento transitório unifamiliar. Será integrada às políticas municipais direcionadas à população em situação de rua, especialmente no que se refere à assistência e desenvolvimento social, direitos humanos e cidadania, saúde, habitação, trabalho e renda, educação, regulação do uso e ocupação dos espaços públicos, segurança alimentar e nutricional e cultura.

Primeira Vila
Ao todo, a primeira Vila Reencontro prevê a implantação de 350 unidades de 18 m², que beneficiarão mais de 1.200 pessoas em situação extrema de vulnerabilidade socioeconômica, no Bom Retiro. O valor total estimado do contrato é de R$ 24,46 milhões.

Os empreendimentos contarão com espaços no térreo destinados à convivência e atividades de trabalho social, lavanderias coletivas, estacionamentos para carrinhos/carroças de catadores de material reciclável e canis individualizados para animais dos futuros beneficiários. Ao ampliar a infraestrutura voltada à instalação de serviços de moradia e acolhimento, a iniciativa busca contribuir para a ampliação e qualificação das oportunidades e caminhos para construção de autonomia e saída da situação de rua.