Notícia na íntegra

Terça-feira, 3 de Março de 2020 | Horário: 15:38

Prefeitura promove roteiro gratuito “Vem Pro Triângulo SP – Mulheres”

Entre os dias 7 e 29 de março, turistas e paulistanos serão convidados a conhecer pontos turísticos do Triângulo SP por meio de personagens importantes da história da cidade como a índia Bartira, a Marquesa de Santos, entre outras, e visitantes ilustres como a Rainha Elizabeth e a cantora de jazz Ella Fitzgerald

O Dia Internacional da Mulher é comemorado mundialmente no dia 8 de março, mas em São Paulo a celebração desta data se estenderá por todo o mês, por meio do roteiro gratuito “Vem pro Triângulo – Mulheres”.  O programa regular promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal do Turismo, ganha uma versão especial neste mês.

Entre os dias 7 e 29 de março, sempre aos sábados e domingos, o paulistano e turista que estiverem em São Paulo poderão viajar no tempo por meio da história da cidade, tendo como foco no Triângulo SP. O eixo será a relação entre mulheres que viveram, passaram ou de alguma forma ficaram conhecidas por se aproximarem de locais estratégicos da região, deixando suas marcas.

Entre as mulheres que serão lembradas ao longo do trajeto de cerca de uma hora estão: Inezita Barroso e a cantora Marcia, índia Bartira, Dona Veridiana Prado, Luiza Galvão Lopes, Domitila de Castro Canto e Melo (a Marquesa de Santos), Nicolina Vaz, Tereza Toledo Lara, Nair Bello, Maria Pia Matarazzo, Ella Fitzgerald e a Rainha Elizabeth. Alguns coletivos também serão abordados como as mulheres investidoras, mulheres na carreira bancária, na revolução de 1932, na faculdade de Direto do Largo São Francisco, e no Modernismo, reforçando perfis vanguardistas de algumas personagens históricas.

O tour começa na Praça Antonio Prado, passando pelo Edifício Martinelli, o Vale do Anhangabaú, até a Avenida São João, citada na canção “Ronda” que, embora escrita por Paulo Vanzolini, ganhou força na interpretação de duas mulheres: Inezita Barroso, a primeira intérprete, e Márcia, cantora cuja versão se tornou a mais conhecida.

No Largo São Bento, próxima parada, o público conhece a história da índia M’bicy ou Bartira, que viveu com sua tribo no local onde hoje é o Largo. Ela se casou com o português João Ramalho e teve 12 filhos. Muitos são descendentes desta família, que pode ter sido a primeira geração de paulistas.

No Largo do Café, Dona Veridiana Valéria da Silva Prado, será lembrada por ser considerada uma mulher à frente de seu tempo. Nascida em 1825, casou-se aos 13 anos com seu tio, obrigada pela família, que queria manter os bens entre os parentes mais próximos. Contrariando os costumes da época, separou-se aos 53 anos, assumindo as fazendas de café da família e dirigindo o jornal Comércio de São Paulo, pertencente ao filho Eduardo Prado, para evitar que ele fosse à falência.

O Solar da Marquesa de Santos também será um ponto de parada do roteiro, que lembrará o papel da Marquesa, personagem tão conhecida da história paulistana. Assim como Dona Veridiana, ela separou-se do marido, contrariando as convenções. De sua relação amorosa com D. Pedro I, ela tem cinco filhos, sendo que apenas duas mulheres chegaram à vida adulta. Com a morte de D. Leopoldina em 1826, Domitila foi expulsa da Corte e vem a São Paulo, onde comprou o Solar.

Ao final do roteiro, duas personagens internacionais serão lembradas: a cantora Ella Fitzgerald, que se apresentou no Theatro Municipal de São Paulo, em 1971, hospedando-se no antigo Othon Palace Hotel durante sua permanência na cidade; e a rainha Elizabeth, que esteve em São Paulo em 1968 e também foi hóspede do prestigioso hotel. 

Por meio de uma parceria com o Solar da Marquesa de Santos, do Museu da Cidade de São Paulo – espaço da Secretaria Municipal de Cultura – serão oferecidas, atividades complementares como oficinas e visita guiada pela casa histórica localizada no Centro.   

VEM PRO TRIÂNGULO SP - São passeios guiados por profissionais que conhecem a fundo cada rua, cada edifício icônico, cada cantinho e cada trecho da história que ajudou a compor o incrível cenário que é o centro de São Paulo de hoje.
A Secretaria Municipal de Turismo promove regularmente o roteiro, que apresenta, ainda, uma versão especial para crianças.

Serviço: Vem pro Triângulo SP – Mulheres. De 7 a 29 de março. Aos sábados e domingos; Horários: 11h, 13h30 e 15h30. Gratuito. Até 25 participantes por horário. Duração: 1 hora. Ponto de encontro: Van de atendimento turístico, localizada na Praça Antônio Prado.
Reservas pelo site: https://www.sympla.com.br/vemprotriangulosp

Com ingresso emitido em mãos ou pela tela do celular, chegar com 15 minutos de antecedência do horário do passeio. Caso não esteja presente, a vaga será disponibilizada para a fila de espera. Em caso de chuva, o roteiro poderá ser cancelado. 

Roteiro completo:

  1. Praça Antônio Prado: Ed. Martinelli / Vale do Anhangabaú / Avenida São João
  2. Rua São Bento: Rua São Bento / Mosteiro São Bento / Largo São Bento/ Ed. Mirante do Vale
  3. Rua Boa Vista / Rua João Brícola/ Praça Antônio Prado: Ed. Altino Arantes/Farol Santander / B3 / Antigo Banco São Paulo
  4. Espaço Bovespa / Rua XV de Novembro
  5. Rua do Comércio / Largo do Café / XV de Novembro: Largo do Café
  6. Rua General Carneiro/Praça Manoel da Nóbrega / Largo do Páteo do Collégio
  7. Rua Roberto Simonsen: Páteo do Colégio / Tribunal de Justiça / Secretaria da Justiça, da Defesa e da Cidadania / Casa da Imagem / Beco do Pinto / Solar da Marquesa de Santos
  8. Rua Venceslau Brás / Praça da Sé: Caixa Cultural / Marco Zero / Catedral Metropolitana de São Paulo – Catedral da Sé
  9. Rua Direita: Edifício Guinle/ Edifício Triângulo/Ouro para o Bem de São Paulo/ Palacete Toledo Lara
  10. Rua São Bento / Praça Ouvidor Pacheco Chaves / Largo São Francisco: Igrejas de São Francisco / Faculdade de Direito do Largo São Francisco
  11. Rua Líbero Badaró / Praça do Patriarca: Igreja de Santo Antônio / Pórtico do Arquiteto Paulo Mendes / Ed. Matarazzo/Viaduto do Chá / Theatro Municipal Edifício Alexandre Mackenzie (Shopping Light) / Antigo Hotel Othon


Mulheres históricas citadas durante o trajeto: Inezita Barroso e Márcia; Índia M’bicy ou Bartira; Mulheres investidoras; Mulheres na Carreira Bancária; Dona Veridiana Valéria da Silva Prado; Luiza Galvão Lopes; Domitila de Castro Canto e Melo (Marquesa de Santos); Nicolina Vaz; Maria Soldado e Maria Stela Rosa Sguassábia; Pérola Byington, Olívia Guedes Penteado, Maria José Barroso, Carlota Pereira de Moraes, Tereza Toledo Lara, Maria Augusta Saraiva, Esther de Figueiredo Ferraz; Anita Malfati, Tarsila do Amaral, Guiomar Novaes, Patrícia Galvão – Pagu, Yolanda Penteado; Maria Pia Matarazzo; Ella Fitzgerald e Rainha Elizabeth.
 

ATIVIDADES EM PARCERIA COM O MUSEU DA CIDADE DE SÃO PAULO 

OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA – DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Com: Simone Marques e Mara Sop. Duração: 4 horas.
A atividade será organizada em dois blocos. O primeiro será destinado a uma conversa com os participantes sobre romances de época, clássicos e históricos e o crescimento pelo interesse no gênero literário nos últimos anos, no Brasil. No segundo bloco, Simone O. Marques contará sobre sua experiência em escrever romances de época e históricos, alguns deles ambientados no Brasil do século XVII. A autora apresentará alguns trechos de seus livros do gênero para ilustrar. A proposta é que os participantes possam interagir com perguntas sobre o processo criativo e a narrativa.

| Solar da Marquesa de Santos. Rua Roberto Simonsen, 126. Centro. Dia 08/03, das 9h às 13h. Idade mínima: 16 anos. Gratuito. Inscrição no local. 

A SÃO PAULO DA MARQUESA DE SANTOS
Com Educativo do Museu da Cidade de São Paulo

A atividade está focada na apresentação de Domitila de Castro Canto e Melo e o que se sabe a respeito de sua história pessoal e sua relação com a cidade de São Paulo como a influência que sua moradia no Solar tinha na sociedade da época.

| Solar da Marquesa de Santos. Rua Roberto Simonsen, 126. Centro. Dia 28/03, às 14h. Total: 20 vagas. Gratuito. Inscrição no local.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn