Terça-feira, 18 de Fevereiro de 2020 | Horário: 18:07

Prefeitura promove rodada de abertura do XI Campeonato Paulista de Futebol de Amputados

Torneio reúne nove equipes no Ibirapuera e tem como objetivo além de estimular a modalidade, chamar atenção para acidentes de moto e amputações

O Parque Ibirapuera recebe, em  29 de fevereiro, o XI Campeonato Paulista de Futebol de Amputados, na quadra futebol society (ao lado da Praça do Porquinho), entrada pela avenida IV Centenário, Portão 06.  O torneio é promovido pela Associação Brasileira de Desporto para Deficientes Físicos (ABDF)  e conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência (SMPED),  Esporte e Lazer (SEME), Verde e Meio Ambiente (SMVA).

Além de promover a modalidade e fortalecer o paradesporto, o Campeonato Paulista de Futebol de Amputados alerta para a importância de ações para a redução de acidentes com motos, principal causa de amputação dos atletas. Ao todo, nove equipes disputam o torneio em 2020. Será realizada a 1ª rodada do campeonato com a disputa de 4 jogos.

Nosso objetivo é estimular a prática esportiva como vetor de inclusão, superação e oportunidade para pessoas com deficiência. Por outro lado, não podemos deixar de chamar a atenção da população para o número de acidentes com moto que ocorrem diariamente”, diz o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

Na modalidade, a muleta não pode tocar na bola de forma intencional. Os atletas de linha devem ser amputados ou ter má formação congênita em uma das pernas ou pé, não sendo permitido usar a perna amputada para conduzir a bola (há níveis diferentes de amputação). Já os goleiros devem ser amputados ou ter má formação congênita em um dos braços/mãos, ou seja, eles só podem utilizar uma mão para defender.

O futebol de amputados ganhou visibilidade mundial em meados de 2015, quando a União das Federações Europeias de Futebol (UEFA), em razão da responsabilidade social, criou a Federação Europeia de Futebol para Amputados (EAFF). No continente europeu, já são mais de dez seleções nacionais, com torneios de alto rendimento.

Programação completa:

9h30 – Corinthians Mogi x São Paulo

11h – Cerimônia de Abertura (com a presença de autoridades)

11h30 – Instituto Só Vida x Evolução

13h – Sorocaba x Santos

14h30 – Ponta Preta x Bola pra Frente

Calendário:

21/Mar - 2ª Rodada

04/Abr - 3ª Rodada

09/Mai - 4ª Rodada

06/Jun - 5ª Rodada

20/Jun - Semi-Final