Sábado, 14 de Julho de 2018 | Horário: 13:47

Prefeitura promove final do Campeonato Paulista de Futebol de Amputados no Ibirapuera

Decisão da 9ª edição do torneio foi entre Corinthians-Mogi e Audax Peruíbe, com vitória da equipe alvinegra
1668529-Premiação do Campeonato Paulista de Futebol de Amputados 2018

O Parque Ibirapuera recebeu neste sábado (14) a final do 9º Campeonato Paulista de Futebol de Amputados. O torneio é promovido pela Associação Brasileira de Desporto para Deficientes Físicos (ABDF) e conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Esporte e Lazer (SEME), Verde e Meio Ambiente (SMVA) e Pessoa com Deficiência (SMPED).

Após oito rodadas realizadas em cinco cidades diferentes (Mogi das Cruzes, Peruíbe, Campinas, Praia Grande e São Paulo), a equipe do Corinthians-Mogi disputou  a taça com o Audax Peruíbe e foi a vencedora do campeonato. Ainda neste sábado, os times do São Paulo Futebol Clube e do Instituto Só Vida competiram pelo terceiro lugar. A equipe do São Paulo ganhou a partida.

Além de promover a modalidade e fortalecer o paradesporto, o Campeonato Paulista de Futebol de Amputados alerta para a importância de ações para a redução de acidentes com motos, principal causa de amputação dos atletas. Dados do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo mostram que a maioria das vítimas é do sexo masculino, com idade média de 30 anos.

“Nosso objetivo é difundir a prática esportiva como vetor de inclusão para pessoas com deficiência. Porém, precisamos chamar a atenção da população para a calamidade pública que são os acidentes com motos”, disse o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

Ao todo, sete equipes disputaram o torneio em 2018: Corinthians-Mogi, São Paulo Futebol Clube, Santos AEDPG, Ponte Preta, Instituto Só Vida, Bola pra Frente e Audax Peruíbe. Os jogos foram realizados em uma única chave, com todos os times competindo entre si. Os dois primeiros colocados se classificaram para disputar o título.

O futebol de amputados ganhou visibilidade mundial em meados de 2015, quando a União das Federações Europeias de Futebol (UEFA), em razão da responsabilidade social, criou a Federação Europeia de Futebol para Amputados (EAFF). No continente europeu, já são mais de dez seleções nacionais, com torneios de alto rendimento.