Segunda-feira, 3 de Agosto de 2020 | Horário: 09:19

Prefeitura promove expedição virtual pelo traçado do Córrego Tiburtino, na região da Lapa

Iniciativa foi realizada em parceria com Instituto Envolverde e o Movimento Rios e Ruas

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Lapa, realizou no último sábado (01/08), uma expedição pelo traçado do Córrego Tiburtino, localizado debaixo das ruas e avenidas da Vila Ipojuca. Ação foi realizada em parceria com o Instituto Envolverde e Movimento Rios e Ruas.

Ação foi transmitida ao vivo nos facebooks da Subprefeitura Lapa e do instituto Envolverde.

Córrego Tiburtino

Você conhece o Tiburtino? Ele está escondido há alguns anos e corre por baixo das ruas e avenidas da Lapa. É um córrego que nasce já oculto sob o asfalto e corre pelos bairros até desaguar no Rio Tietê. Assim como tantos outros da cidade de São Paulo, há muitas décadas não vê a luz do sol, mas segue vivo.

Expedição

A Expedição é uma iniciativa da Subprefeitura da Lapa, em parceria com o Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da Subprefeitura Lapa e o Instituto Envolverde. Foram aproximadamente duas horas de caminhada, transmitidas ao vivo.

Moradores da região e admiradores do assunto estão convidados para acompanhar o (re)descobrimento deste córrego, em uma Expedição Virtual. O objetivo é reconectar a população paulistana aos cursos d’água que tanto influenciaram no traçado e desenvolvimento da cidade.

Ao longo do percurso, curiosidades sobre o Tiburtino serão contadas pelo geógrafo Luiz de Campo, do Rios e Ruas. De alguns pontos será possível ouvir e ver o córrego.