Sábado, 13 de Junho de 2020

Prefeitura promove Concurso Cultural Jogo da Onça para estudantes e professores

Construção da atividade pode ser publicada nas redes sociais até sexta-feira (19); haverá premiação para os jogos mais criativos apresentados por estudantes e professores da rede municipal

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (COCEU), divulga a realização do Concurso Cultural Jogo da Onça para estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino.

O objetivo desta iniciativa é incentivar a construção de um tabuleiro com peças do Jogo da Onça, utilizando materiais alternativos, possibilitando a prática com outros integrantes da família. A ação deve ser registrada em fotos e vídeos, utilizando a hashtag #MeuJogodaOncaSP  e marcando @educaprefsp para divulgação nas redes sociais.

Para isso extraímos do caderno digital, com propostas de atividades para professores e estudantes no período da quarentena, um passo a passo para realização deste desafio, que pode ser conferido neste link (abre PDF).

Como fazer a divulgação

1. Foto: monte um tabuleiro com peças do Jogo da Onça; tire uma foto e publique seu jogo no Facebook ou Instagram; na descrição da publicação, coloque seu nome, escola e ano de estudo. Escreva também: Concurso Jogo da onça – Programa Jogos de Tabuleiro.
  2. Vídeo: Realize com sua família alguma das brincadeiras com o Jogo da Onça (Abre link PDF).  Lembre-se que, nessa quarentena, é importante estarmos todos em casa, sem aglomerações. Por isso, só vale dentro de casa ou quintal, com poucas pessoas e se possível, com máscaras.

As postagens devem ser realizadas até a próxima sexta-feira (19) . A equipe avaliadora premiará com medalhas os dez melhores tabuleiros entre os estudantes e os três melhores entre os professores nas categorias foto e vídeo.

O resultado será divulgado na página do Facebook (abre link externo) da Secretaria Municipal de Educação.

Acesse e confira também o caderno digital (Abre PDF) com propostas de vários jogos de tabuleiro para professores e estudantes vivenciarem no período da quarentena.

Sobre o Jogo da Onça – É um jogo de origem indígena brasileiro jogado no chão, com o tabuleiro e usando pedras como peças: uma delas representa a onça e as outras 14 (iguais entre si), os cachorros. Trata-se de um jogo de estratégia para dois jogadores, em que um deles atua como onça, com o objetivo de pegar as peças do adversário. A captura é feita como no jogo de damas. O jogador que atua com os cachorros tem o objetivo de encurralar a onça e deixá-la sem possibilidade de movimentação.

Jogos de Tabuleiro na Rede Municipal de Ensino – Além do Jogo da Onça, quem tem origem na América a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, procura valorizar jogos de tabuleiro provenientes de diversas culturas. A proposta é abordar a história e a cultura dos povos de quatro continentes a partir dos seguintes jogos: xadrez (Europa), mancala Awelé (África) e o jogo de Go (Ásia).