Quinta-feira, 6 de Outubro de 2022 | Horário: 15:43

Prefeitura promove Avança Saúde Mulher e+ em todas as UBSs a partir desta sexta-feira

Programa intensificará atendimentos médicos e encaminhamentos para exames com foco na população feminina, além de homens e mulheres transexuais, travestis e mulheres cisgênero lésbicas

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) dá início nesta sexta-feira (7) ao Avança Saúde Mulher e+ nas 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. A iniciativa, que ocorrerá até o mês de dezembro, tem como objetivo reforçar o cuidado integral em saúde da população feminina e LGBTIA+.

O início das ações tem como mote a campanha Outubro Rosa, celebrada internacionalmente com foco na conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A linha de cuidado da rede municipal voltada à mulher contempla consultas, exames preventivos e encaminhamentos para biópsias de mama e mastologista, até diagnóstico de câncer e tratamento oncológico.

As UBSs promoverão ações como acolhimento e consulta com equipe médica e de enfermagem, consultas odontológicas, coleta de Papanicolau, solicitações de mamografia, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), intensificação de vacinação e avaliação nutricional, além de rodas de conversa sobre gestação, métodos contraceptivos, representatividade LGBTIA+, programa Território Inclusivo (voltado a pessoas com deficiência e seus cuidadores), discussões relativas à violência e saúde mental, além da importância do pré-natal.

Também serão assistidas pela campanha mulheres cisgênero lésbicas, travestis, além de mulheres e homens transexuais.

Durante as duas primeiras edições da iniciativa, realizadas entre 12 e 26 de março deste ano, voltadas apenas às mulheres, foram realizados mais de 55 mil atendimentos, cerca de 9 mil coletas de Papanicolau e 2.800 solicitações de mamografia.

“Estamos otimistas com o potencial dessa nova versão do programa voltada tanto para mulheres quanto para a população LGBTIA+, que são grupos que requerem ainda mais cuidados e acolhimento. Nosso objetivo é ofertar assistência integral à saúde e atrair de volta às unidades pessoas que eventualmente tenham deixado de fazer consultas e exames preventivos durante os dois anos mais críticos da pandemia de Covid-19”, ressalta a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde da SMS, Sandra Sabino.

A UBS mais próxima de sua residência ou trabalho por meio da plataforma Busca Saúde.