Segunda-feira, 19 de Setembro de 2022

Prefeitura promove a Semana da Mobilidade 2022

Horário: 00:00
Entre os dias 21 e 27 será realizado na Praça do Patriarca o I Festival da Mobilidade da Cidade de São Paulo, com exposições, jogos e travessias

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Secretaria Executiva de Transportes e Mobilidade Urbana (SETRAM), promove, entre os dias 21 e 27 deste mês, ações alusivas à Semana da Mobilidade 2022. Com o mote Integração e Fluidez, a programação é voltada à segurança e à convivência saudável entre os diversos modais no trânsito urbano.

O objetivo do evento é mobilizar a sociedade na busca pela internalização de valores e posturas em prol da mobilidade consciente e de uma convivência mais harmônica nas vias paulistanas; assim como incentivar todos a repensar os deslocamentos do dia a dia, propondo novas maneiras de se locomover, compartilhando e integrando os modais, estimulando o respeito mútuo no compartilhamento dos espaços públicos.

Durante a Semana - apoiada pelas empresas vinculadas à SMT e à SETRAM: a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a São Paulo Transporte e o Departamento de Transportes Públicos (DTP), além de parceiros privados e da SPTuris, subordinada à Secretaria Municipal do Turismo – a Praça do Patriarca, no Centro, será o palco do I Festival da Mobilidade da Cidade de São Paulo.

Destaques

Um dos destaques do festival será a exibição de uma das primeiras viaturas da CET, um Volkswagen Fusca de 1986. Lá também será possível conhecer uma viatura atual, uma motocicleta e uma bicicleta usadas pelos agentes na operação do trânsito, bem como o famoso boneco Ricardão, utilizado nos anos 90 no monitoramento das Marginais Tietê e Pinheiros.

A Fundação MAPFRE, em parceria com a iniciativa privada, montará uma minicidade cenográfica, onde crianças serão convidadas a percorrer o circuito Na Pista Certa em bicicletas, aprendendo o papel de cada usuário do sistema viário: motorista, pedestre e ciclista, entre outros.

Pinturas e desenhos sobre mobilidade segura, jogo dos 18 erros e uma cruzada no trânsito estão entre os jogos educativos levados pelo Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da CET (CETET). O Centro de treinamento também contará, a partir do dia 23/9, sempre das 11h às 14h, com a presença de mímicos perto da Praça do Patriarca. Os artistas darão orientações sobre segurança viária para quem estiver circulando no Centro

Além de jogos e mímica, a CET promoverá um bate-papo, nos dias 21 e 22 (Dia Mundial Sem Carro), que será conduzido por um agente de trânsito sobre a segurança do pedestre na circulação e travessia. A esquete teatral “Uma ET no Trânsito” será encenada nos mesmos dias, às 10h e 14h. Além disso, o skatista Sandro Testinha, da ONG Social Skate, dará instruções e demonstrará algumas manobras para iniciantes desse modal.

Experiência sensorial

Durante o I Festival da Mobilidade, o público sem deficiência física-visual será chamado a participar de uma experiência sensorial de travessia inclusiva, cruzando a faixa de pedestres da Rua Xavier de Toledo com a Praça Ramos de Azevedo sentado numa cadeira de rodas ou de olhos vendados. Será possível fazer a vivência, também, na faixa da Rua Líbero Badaró, ao lado da Prefeitura.

Já os idosos participarão do calendário da Semana da Mobilidade 2022 com uma caminhada no domingo (25), saindo da Rua Barão de Itapetininga com a Rua Conselheiro Crispiniano. Eles andarão pelo Viaduto do Chá até a Praça do Patriarca, segurando cartazes lembrando a importância de se respeitar a pessoa idosa no trânsito.

Boulevard da Mobilidade

Ligando a Praça do Patriarca, sede do I Festival da Mobilidade da Cidade de São Paulo, ao edifício da CET, situado na Rua Barão de Itapetininga, 18, será montado o Boulevard da Mobilidade. Nele será possível percorrer a exposição fotográfica Mobilidade no Século XXI, com fotos do acervo da CET e da SPTrans.

Um passeio ciclístico também fará parte das atividades, das 10h às 12h do dia 25. O ponto de partida será a Praça do Ciclista, região da Paulista, até a Praça do Patriarca, completando um trajeto de 3,2 km. Os ciclistas poderão aproveitar o ponto de apoio da Shimano, com calibragem de pneus, regulagem de freios, de marchas, ajustes e apertos, lubrificação e dicas de manutenção da bicicleta. Esse serviço gratuito acontecerá entre os dias 23 e 25.

Mostra fotográfica

Serão promovidas também interações em locais internos, como a exposição fotográfica Mobilidade: Integração e Fluidez, que será realizada em sete shoppings da capital, a partir de 24 de setembro.

Outros destaques da programação são a iniciativa Andar de Ônibus em SP, da SPTrans, com alunos da rede pública; o pit stop Motociclista Seguro, da CET em parceria com o CPTran; o Simulador de Embriaguez, atividade de realidade virtual coordenada pela ABRACICLO e um Teatro de Fantoches do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran).