Prefeitura passa a pagar abono por plantão extra a condutores do SAMU

Cidade recebe 20 novas ambulâncias; abono de incentivo aos plantões dos motoristas aumenta eficiência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na capital

Dando sequência ao processo de reestruturação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), a cidade de São Paulo recebe, nesta terça-feira (30) , 20 novas ambulâncias que passam a integrar a frota de 122 unidades do Samu.

O prefeito Bruno Covas também assinou o decreto que permite o pagamento de abono aos condutores que fizerem plantões extras. A medida aumentará a disponibilidade de motoristas para integrar as equipes de emergência, o que resultará num maior número de ambulâncias do SAMU rodando pela cidade.

“Saúde é a preocupação número um da nossa população. Por isso a gente investe para ter uma Samu de qualidade e uma Saúde de qualidade”, declarou o prefeito Bruno Covas. “A gente entrega novas viaturas para poder melhorar o serviço e também muda a questão da bonificação”, acrescentou Covas.

O objetivo da regulamentação é viabilizar a operação plena da frota habilitada pelo Ministério da Saúde para integrar o SAMU na cidade de São Paulo. A Secretaria Municipal da Saúde quer que todas as 122 unidades rodem 24 horas por dia.

O pagamento do abono para o plantão extra dos condutores é uma antiga reivindicação da classe e também terá um efeito positivo sobre a qualidade da operação regular do SAMU. A medida estabelece critérios como assiduidade, pontualidade e disciplina para a convocação dos condutores aos plantões extras.

A medida faz parte da reestruturação do SAMU que começou a ser planejada em 2017 e teve sua primeira fase anunciada em fevereiro com a descentralização e integração das bases à rede pública de Saúde. As mudanças permitiram uma melhor divisão das equipes e o aumento de 58 para as atuais 72 bases de apoio, muito próximo da meta de chegar a 78 até 2020.

Com a disposição das equipes de forma mais racional foi possível diagnosticar as áreas onde é preciso colocar recursos com mais precisão. Esta análise levou à decisão de instituir o incentivo aos condutores para a participação em plantões extra.

As 20 novas ambulâncias fazem parte de um processo de renovação da frota do SAMU. As novas unidades vão substituir veículos usados que passam a integrar a reserva técnica SAMU. Desde 2017 mais de 40% da frota do SAMU da cidade de São Paulo foi renovada.

SPlica - Como fazer o descarte de lixo corretamente