Terça-feira, 30 de Julho de 2019 | Horário: 16:55

Prefeitura passa a pagar abono por plantão extra a condutores do SAMU

Cidade recebe 20 novas ambulâncias; abono de incentivo aos plantões dos motoristas aumenta eficiência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na capital
1470793-Entrega de novas ambulâncias do SAMU

Dando sequência ao processo de reestruturação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), a cidade de São Paulo recebe, nesta terça-feira (30) , 20 novas ambulâncias que passam a integrar a frota de 122 unidades do Samu.

O prefeito Bruno Covas também assinou o decreto que permite o pagamento de abono aos condutores que fizerem plantões extras. A medida aumentará a disponibilidade de motoristas para integrar as equipes de emergência, o que resultará num maior número de ambulâncias do SAMU rodando pela cidade.

“Saúde é a preocupação número um da nossa população. Por isso a gente investe para ter uma Samu de qualidade e uma Saúde de qualidade”, declarou o prefeito Bruno Covas. “A gente entrega novas viaturas para poder melhorar o serviço e também muda a questão da bonificação”, acrescentou Covas.

O objetivo da regulamentação é viabilizar a operação plena da frota habilitada pelo Ministério da Saúde para integrar o SAMU na cidade de São Paulo. A Secretaria Municipal da Saúde quer que todas as 122 unidades rodem 24 horas por dia.

O pagamento do abono para o plantão extra dos condutores é uma antiga reivindicação da classe e também terá um efeito positivo sobre a qualidade da operação regular do SAMU. A medida estabelece critérios como assiduidade, pontualidade e disciplina para a convocação dos condutores aos plantões extras.

A medida faz parte da reestruturação do SAMU que começou a ser planejada em 2017 e teve sua primeira fase anunciada em fevereiro com a descentralização e integração das bases à rede pública de Saúde. As mudanças permitiram uma melhor divisão das equipes e o aumento de 58 para as atuais 72 bases de apoio, muito próximo da meta de chegar a 78 até 2020.

Com a disposição das equipes de forma mais racional foi possível diagnosticar as áreas onde é preciso colocar recursos com mais precisão. Esta análise levou à decisão de instituir o incentivo aos condutores para a participação em plantões extra.

As 20 novas ambulâncias fazem parte de um processo de renovação da frota do SAMU. As novas unidades vão substituir veículos usados que passam a integrar a reserva técnica SAMU. Desde 2017 mais de 40% da frota do SAMU da cidade de São Paulo foi renovada.