Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020 | Horário: 12:55

Prefeitura participa de conferência virtual sobre paradiplomacia da Unesp

Com transmissão nas redes sociais, os participantes dialogaram sobre a internacionalização nos municípios brasileiros

A Prefeitura, por meio do secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, participou da conferência “Paradiplomacia em Foco”, realizada pela Unesp Marília e pela Universidade de Marília (Unimar). O evento foi transmitido pelas redes sociais e contou com a presença do Professor de Relações Internacionais da Unesp Marília, Marcelo Fernandes, da Coordenadora do grupo de pesquisa e extensão RI Works, Noemia Ramos Vieira, da Coordenadora de Relações Internacionais da Unimar, Walkiria Martinez, e do Assessor de Relações Internacionais da Unimar, Juan Orellana. A mediação foi feita pelo internacionalista e Sócio-Diretor da Joint Company, Nilo Scandaroli.

Com o objetivo de compartilhar as experiências profissionais da área, o evento, que ocorreu na última semana de julho, abordou a diplomacia urbana nos estados e municípios brasileiros. Na abertura da conferência, a Professora Noemia comentou sobre o evento como um espaço de troca e aprendizagem mútuo entre os participantes. Em seguida, o Assessor Juan Orellana complementou à fala ressaltando a importância de ampliar o acesso às informações sobre internacionalização e diplomacia urbana.

Durante a apresentação, o professor Marcelo contextualizou as abordagens teóricas sobre a paradiplomacia nas Relações Internacionais e comentou sobre o histórico da Secretaria de Relações Internacionais na cidade de São Paulo. Criada em 2001, a pasta atua na coordenação de convênios e de projetos de cooperação internacional. Desta forma, a capital paulista se posiciona de forma ativa no cenário mundial, destacando os aspectos culturais, econômicos e sociais do município. Atualmente, a Secretaria está dividida em quatro áreas – Assuntos Internacionais Bilateriais, Assuntos Internacionais Multilaterais e Redes de Cidades, Missões e Projetos Internacionais e Comunicação – que atuam em conjunto com as outras secretarias da Prefeitura de São Paulo para a internacionalização da cidade.

Para o Secretário Luiz Alvaro, a vocação da Secretaria de Relações Internacionais é identificar as melhores práticas e projetos estrangeiros, os prêmios e os financiamentos para trazer à cidade e compartilhá-los com as outras Secretarias. “Entender a Secretaria de Relações Internacionais como uma secretaria-meio, conhecer os projetos que estão espalhados pelas outras Secretarias e compreender quais são as melhores oportunidades no exterior é uma função primordial para que se consiga alavancar a cidade dentro do mundo”, explicou Luiz Alvaro.