Quarta-feira, 5 de Fevereiro de 2020

Prefeitura oferece qualificação profissional gratuita nas áreas de agroecologia e sustentabilidade

Interessados em participar do Ecoa Sampa terão até 14 de fevereiro para se candidatar

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, abriu as inscrições para o Ecoa Sampa, programa de qualificação profissional nas áreas de sustentabilidade, agroecologia, permacultura, jardinagem e cooperativismo. Inicialmente, o Ecoa Sampa atenderá a região de Parelheiros, na Zona Sul, e posteriormente será levado para os outros pontos da cidade. Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 14.

“A nossa estratégia de trabalho tem sido regionalizada, explorando as potencialidades de cada distrito da cidade de São Paulo. Parelheiros é a principal zona rural do município, que possui cerca de 25% de áreas verdes. Buscamos capacitar a população de acordo com as características do ambiente de cada região. Dessa forma, o participante terá mais oportunidades para gerar renda e empreender, desenvolvendo economicamente o território”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

A Associação ProBrasil foi a entidade vencedora do edital de fomento à qualificação promovido pela Fundação Paulistana no segundo semestre de 2019, que pretende capacitar mais de 120 pessoas ainda no primeiro trimestre de 2020. As aulas começam dia 20.

O Ecoa Sampa realizará turmas de jardinagem; permacultura; manejo de áreas verdes; produção de alimentos em agroecologia e tecnologias sustentáveis. A carga horária de cada curso varia entre 27 e 72 horas. As primeiras turmas serão realizadas na escola de agroecologia administrada pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, localizada no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, em Parelheiros, com 25 participantes por sala, em média.

Os cursos vão apresentar conceitos amplos de cada temática. A turma de jardinagem, por exemplo, terá noções de trabalho desde a prestação de serviços em residências até em âmbito empresarial, aprendendo habilidades técnicas e conhecimentos para a manutenção de jardins, manejo de solo, ações de plantio, paisagismo e controle de pragas. Já o curso de Parques e Áreas verdes capacita o aluno nos eixos de gestão, limpeza e manutenção do mobiliário de parques e praças, além de noções sobre jardinagem e paisagismo.

Para participar, o interessado deve se candidatar até 14 de fevereiro pelo telefone (11) 5921-3027 informando o número do RG e CPF. Na primeira aula é necessário apresentar uma cópia do RG e de um comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone). As vagas são limitadas.

Cursos de qualificação – Ecoa Sampa
Inscrições: até 14 de fevereiro pelo telefone (11) 5921-3027
Local dos cursos: Parque Nascentes do Ribeirão Colônia - Estrada da colônia, 2500

Programação das primeiras turmas:
Curso de Jardinagem - 20/2 a 29/4 (quarta-feira, 8h às 17h)
Parques e Áreas Verdes - 20/2 a 16/4 (quinta e sexta-feira, 8h às 12h30)
Oficina de Permacultura - 20/2 a 3/4 (segunda e quarta-feira, 8h às 12h30)