Sexta-feira, 22 de Junho de 2018

Prefeitura oferece programação especial na Semana do Orgulho LGBTI

Atividades serão realizadas nos Centros de Cidadania LGBTI entre os dias 26 e 29 de junho

Para celebrar o Dia do Orgulho LGBTI, comemorado em 28 de junho, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, oferece uma programação especial para a Semana do Orgulho LGBTI, entre os dias 26 e 29, com atividades nos Centros de Cidadania LGBTI.

A programação voltada para celebração do Dia do Orgulho LGBTI, entre outras datas internacionais da comunidade LGBTI, é parte do compromisso da cidade de São Paulo, firmado na II Assembleia Geral da
Rede Latino-americana de Cidades Arco-íris.

Sobre o Dia do Orgulho LGBT

O dia 28 de junho ficou conhecido mundialmente como o “Dia do Orgulho LGBTI” – um reconhecimento à luta diária contra a LGBTIfobia/homofobia, conquistas realizadas e avanços no campo civil, social e político.

Essa data não foi escolhida por acaso: no dia 28 de junho de 1969, em Nova Iorque, houve um levante contra a repressão que a polícia local realizava contra a população LGBTI, tentando calar a voz e cercear o direito das pessoas de vivenciar sua identidade de gênero e orientação sexual. Este movimento – que ficou conhecido como a Revolta de Stonewall – ganhou repercussão mundial e deu início às primeiras paradas do Orgulho LGBTI.

É importante lembrar deste marco histórico como um reconhecimento da população LGBTI e de suas lutas por uma sociedade mais justa, na qual todas as pessoas possam conviver respeitando as diferenças.

Centro de Cidadania LGBTI Luiz Carlos Ruas
Rua Visconde de Ouro Preto, 118 – Consolação
28/06 – Cine Cidadania
10h – Exibição do documentário “Darling”, seguido por bate-papo com o diretor Edinho Costa