Notícia na íntegra

Segunda-feira, 16 de Julho de 2018 | Horário: 16:28

Prefeitura oferece programação cultural gratuita com Libras e audiodescrição durante as férias de julho

Atividades inclusivas para crianças contam com rodas de conversas, histórias e aulas de Yoga

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC), em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), promove durante todo o mês de julho, peças teatrais, shows e atividades artísticas com Libras e audiodescrição em 14 espaços culturais por toda a cidade.

Aproveitando a temporada de férias escolares, as crianças poderão participar de uma contação de histórias com maquiagem artística no dia 28/07, às 11h, no Tendal da Lapa, com tradução para Libras. Ainda no dia 28/07, a peça Elisa e os Cisnes Selvagens, no Teatro João Caetano, será apresentada às 16h, com tradução para Libras e audiodescrição.

Já para quem quer relaxar, na sexta-feira, 27/07, haverá aula de Yoga no Centro Cultural Vila Itororó, às 9h. A oficina, com tradução para Libras, propõe trabalhar o corpo integral (físico, emocional e mental), bem como trabalhar valores para convivência.

Toda a programação é gratuita. Confira a agenda: 


TRAVESSURAS DE PALHAÇO - CIA ANJOS VOADORES
Data: 19/07 (quinta-feira)
Horário: 14:00
Local: Biblioteca Raul Bopp - Rua Muniz de Souza, 1155 - Aclimação
Sobre: Inspirado nas esquetes de palhaços, música e a magia do malabarismo, o espetáculo é um convite ao público para participar do universo circense, por meio da história de uma trupe de palhaços que disputa um espaço para se apresentar no circo. No meio dessa competição, recheada de travessuras, pouco a pouco eles descobrem valores mais importantes que a conquista de um lugar no palco.
Serviço: Tradução para Libras
Observações: 50min, gratuito, livre.

HISTÓRIAS DE DESAFIOS E PERSISTÊNCIA
Data: 20/07 (sexta-feira)
Horário: 16:00
Local: Casa de Cultura de Guaianases - Rua Castelo de Leça, s/nº, Jardim Soares
Sobre: A Cia Terezinha é formada pelo músico Paulo Souza e pela atriz Patricia Pires e as histórias que contam refletem uma performance muito interessante, pois misturam seus papéis com harmonia, o que permite uma narrativa potente e um jogo cênico divertido, com muita improvisação e natural interação com o público. Em suas apresentações incorporam vários elementos lúdicos, seja com brincadeiras, objetos, músicas ou com a manipulação de bonecos e fantoches (que são confeccionados pela própria Cia!). Sua pesquisa resultou na formação de oito espetáculos que abordam os clássicos da literatura nacional e internacional, recontados de uma maneira única, com uma roupagem contemporânea, colorida e bem brasileira, podendo citar: O Flautista de Hamelin, A Cigarra e a Formiga, Chapeuzinho Vermelho e entre outras histórias. Além disso, exploram o universo lúdico dividindo seus conhecimentos com adultos e crianças sobre temas relacionados a sustentabilidade, brincadeiras populares, confecção de bonecos, construção de instrumentos musicais, através de oficinas e vivências, desenvolvidas com objetivo de aproximar o público do fazer, do criar, propondo uma transferência da condição de expectador para a de protagonista.
Serviço: Tradução para Libras
Observações: 60min, gratuito, livre. A distribuição de ingressos inicia 1h antes do evento.

DANDARA
Data: 20/07 (sexta-feira)
Horário: 18:00
Local: Casa de Cultura São Miguel - R. Irineu Bonardi, 169, Vila Pedroso
Sobre: Dandara não quer casar com ninguém, mas seu pai Valduir quer que ela se case a qualquer custo, não vê a hora de ser avô e, por precisar de um sucessor para sua delegacia. É aí que Sebastião vê a oportunidade de se dar bem na história; decido a tomar o lugar de Valduir na delegacia ele aceita casar-se com Dandara, mas não é o único. Frederico que é muito esperto também está de olho no casório, ou melhor, no dote de Dandara, assim ele poderá salvar a sua falida fazendinha, única herança que recebeu do pai. Acontece que Dandara descobre tudo e bate o pé que não casará nem com Frederico nem com Sebastião. O que ela não sabe e que seu destino, na verdade, está na mão de outra pessoa, ou melhor, de outras pessoas.
Serviço: Tradução para Libras
Observações: 60min, gratuito, livre. A distribuição de ingressos inicia 1h antes do evento.

MAIS UM TOM DE PRETO
Data: 20/07 (sexta-feira)
Horário: 20:00
Local: Centro Cultural da Penha - Largo do Rosário, 20 - Penha de Franca
Sobre:  No dia 30, o stand-up “Mais um tom de Preto” apresenta a personagem Ingrid Bryan, um grande sucesso no ramo do humor, graças as suas vertentes cômicas e sua flexibilidade de improvisação perante o público. O projeto tem obtido um grande sucesso no palco do Teatro Martins Penna desde 2017.
Serviço: Tradução para Libras
Observações: 60min, gratuito, 12 anos. A distribuição de ingressos inicia 1h antes do evento.

RECONTANDO UMA AVENTURA
Data: 21/07 (sábado)
Horário: 13:00
Local: Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda - Rua Victório Santim, 44 - Itaquera
Sobre: Dois garis trabalham em sua rotina diária, fazendo a limpeza de uma esquina qualquer da cidade. Carregam uma grande lixeira, repleta de sucatas recolhidas em seu dia de trabalho. É quando, por meio de uma simples lembrança, embarcam em uma aventura inesperada, recontando, de forma extremamente criativa, lúdica e bem-humorada, o clássico “Moby Dick”.
Serviço: Tradução para Libras
Observações: 60min, gratuito, livre.

AULA DE YOGA
Data: 27/07 (sexta-feira)
Horário: 09:00
Local: Centro Cultural Vila Itororó - R. Pedroso, 238 - Bela Vista
Sobre: A oficina propõe trabalhar o corpo integral (físico, emocional e mental), bem como trabalhar valores para convivência. Numa aula de Yoga são praticadas Asana (posturas), Pranayama (respiração), exercícios de concentração e exercícios de relaxamento. A prática das posturas (Asanas) mostra a relação do yoga com o nosso dia a dia. A prática é um estímulo ao início das atividades físicas e à consciência corporal.
Serviço: Tradução para Libras
Observações: 120min, gratuito, livre. A distribuição de ingressos inicia 1h antes do evento.

TAMBÚ E CANDONGUEIRO
Data: 27/07 (sexta-feira)
Horário: 14:30
Local: Biblioteca Affonso Taunay - Rua Taquari, 549 - Mooca
Sobre: Através da pesquisa na linguagem do palhaço, o espetáculo mescla cenas do circo tradicional, circo contemporâneo, modalidades circenses e a cultura popular.
Serviço: Tradução para Libras
Observações: 60min, gratuito, livre.

SEMIBREVE
Data: 28/07 (sábado)
Horário: 17:00
Local: Casa de Cultura Tremembé - R. Maria Amália Lopes de Azevedo, 190 - Tremembé
Sobre: As caçadoras Bifi e Quinan, famintas há 3 dias, passam uma noite na floresta seguindo rastros de bichos e procurando comida.
Serviço: Tradução para Libras
Observações: 50min, gratuito, livre. A distribuição de ingressos inicia 1h antes do evento.

MAQUIAGEM ARTÍSTICA INFANTIL
Data: 28/07 (sábado)
Horário: 11:00
Local: Tendal da Lapa - R. Constança, 72 - Lapa
Sobre: Uma palhaça chega com seus apetrechos de maquiagens, vai montando sua mesinha, contando histórias, vai se empolgando e convidando os transeuntes a fazerem maquiagens com ela. Dentro deste universo de cores e brilho todos se divertem.
Serviço: Tradução para Libras
Observações: 120 gratuito, livre. A distribuição de ingressos inicia 1h antes do evento.

ELISA E OS CISNES SELVAGENS
Data: 28/07 (sábado)
Horário: 16:00
Local: Teatro João Caetano - R. Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino
Sobre: Duas mulheres são obrigadas a mudar do lugar onde vivem. Enquanto separam caixas e livros, mergulham na história de Elisa, personagem que enfrenta os desafios de salvar seus irmãos de uma maldição e de sofrer um desterro e encarar o preconceito de um povo que não a aceita por ser diferente. Na adaptação do conto de fadas Os Cisnes Selvagens, de Andersen para a linguagem do Teatro de Papel, o grupo aborda questões como a intolerância e a importância do respeito e aceitação do diferente.
Serviço: Tradução para Libras e Audiodescrição
Observações: Teatro infantil, 50min, gratuito, livre. A distribuição de ingressos inicia 1h antes do evento.

O CADERNO ROSA DE LORI LAMBY
Data: 30/07 (Segunda-Feira)
Horário: 19:00
Local: Biblioteca Mário de Andrade - R. da Consolação, 94 - Consolação
Sobre: Lori é uma menina de oito anos que escreve em um caderninho rosa suas fantasias sexuais. O que vem a ser uma impossibilidade por definição se concretiza no mundo da fantasia literária de Hilda Hilst. E é nessa fronteira onde se encontram a irrealidade, o tabu, o desejo e a inocência da imaginação infantil que o texto genial de Hilda Hilst se constrói.
Serviço: Tradução para Libras e Audiodescrição
Observações: 45min, gratuito, 18 anos. A distribuição de ingressos inicia 1h antes do evento.

TAMBÚ E CANDONGUEIRO
Data: 31/07 (terça-feira)
Horário: 14:00
Local: Biblioteca Malba Tahan - Rua Brás Pires Meira, 100 - Jardim Susana/Veleiros
Sobre:
Por meio da pesquisa na linguagem do palhaço, o espetáculo mescla cenas do circo tradicional, circo contemporâneo, modalidades circenses e a cultura popular.
Serviço: Tradução para Libras
Observações: 50min, gratuito, livre.

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn