Terça-feira, 10 de Julho de 2018

Prefeitura oferece oportunidade para jovens e adultos concluírem o Ensino Fundamental

Interessados podem se inscrever em 205 unidades que oferecem Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal
1669075-CIEJA Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo tem 205 unidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em todas as regiões da cidade, que oferecem atendimento para alunos a partir de 15 anos que não tiveram acesso ou não concluíram o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) na idade convencional. As inscrições de adultos e jovens que desejam retornar seus estudos acontecem ao longo do ano.

Para fazer a inscrição gratuita, basta comparecer a uma dessas escolas que oferece EJA. Quem já cursou parte do Ensino Fundamental pode iniciar o curso do ponto que parou, apresentando o histórico escolar ou, no caso de não possuir documento comprobatório, fazer uma prova de classificação. É possível consultar a lista com as unidades de ensino e seus respectivos endereços e contatos no Portal da Educação.

O curso de EJA é presencial e tem duração de quatro anos, seja qual for a modalidade. Está disponível em Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) nas modalidades EJA Regular e EJA Modular e também nos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA).

O EJA Regular, o mais tradicional, é oferecido no período noturno, cinco vezes por semana, com 4 horas diárias. A formação é dividida em quatro etapas: Alfabetização (dois semestres), Básica (dois semestres), Complementar (dois semestres) e Final (dois semestres). Cada etapa tem duração de 200 dias letivos.

O EJA Modular é uma opção mais flexível. Apresenta uma adequação dos componentes curriculares obrigatórios, ou disciplinas, que são organizados em quatro módulos de 50 dias letivos. Os módulos são independentes e não sequenciais, ou seja, podem ser feitos de forma separada. O horário também é diferenciado: são encontros de 2h15m, cinco vezes por semana, além de atividades optativas, com duração de 1h30, para enriquecimento curricular.

Nos CIEJAs o atendimento é oferecido em três períodos, manhã, tarde e noite, em até seis turnos diários. Os encontros acontecem cinco vezes por semana e possuem 2h15m de duração. O curso é estruturado em quatro módulos, com duração de um ano cada. A formação articula em seu Projeto Político Pedagógico o currículo do Ensino Fundamental e qualificação profissional inicial.

Clique aqui e confira a lista de escolas que oferecem Educação de Jovens e Adultos.