Terça-feira, 25 de Julho de 2017 | Horário: 12:07

Prefeitura oferece curso gratuito de português para imigrantes

Iniciativa das secretarias municipais de Direitos Humanos e Educação será realizada em regiões de alto índice de vulnerabilidade social

A Prefeitura de São Paulo está com inscrições abertas para cursos de língua portuguesa direcionados a imigrantes residentes no município. A ação é uma iniciativa das secretarias municipais de Direitos Humanos e Educação, e será realizada em regiões de alta vulnerabilidade social da cidade, onde há pouca oferta de cursos de português e grande incidência da população imigrante de São Paulo.

Os cursos serão realizados em escolas da rede municipal de ensino a partir do dia 14 de agosto, e todos os imigrantes poderão ter acesso ao curso.

A capacitação será oferecida preferencialmente no período noturno ou conforme a demanda recebida pela escola. Serão oferecidos três módulos: básico, intermediário e avançado. No início das aulas será realizada uma avaliação diagnóstica para definição do nível de domínio da língua portuguesa do aluno.

Os interessados em participar devem se inscrever pessoalmente até o dia 11 de agosto nas escolas participantes (ver imagem abaixo). No local, o imigrante poderá apresentar o Protocolo de Solicitação de Refúgio, Protocolo de RNE (Registro Nacional de Estrangeiro), RNE (Registro Nacional de Estrangeiro), CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social). CPF (Cadastro de Pessoa Física), ou documentos emitidos no país de origem como passaporte, carteira de identidade ou de qualquer outra espécie.

O imigrante também poderá apresentar qualquer comprovante de residência usualmente aceito nos equipamentos públicos. Mas, em caso de não haver um documento formal, será disponibilizado nas escolas um instrumental de auto-declaração de residência (traduzida em ESP, ING e FRA).

Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes de São Paulo (CRAI)